Centro de Referência e Cidadania do Idoso promove baile de enaltecimento à cultura afro-brasileira

O tema ‘O Som do Meu Quilombo’ propôs o resgate das raízes africanas unindo boa música e muita dança

Casais dançando e banda de fundo cantando ao vivo.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Wagner Origenes

Em homenagem ao mês da Consciência Negra, o baile mensal do Centro de Referência e Cidadania do Idoso (CRECI), que aconteceu na última sexta-feira, 22/11, levou o nome de Baile: ‘O Som do Meu Quilombo’.

A festa teve como objetivo a valorização da cultura afro-brasileira tocando ritmos como samba, maracatu, carimbó, lambada, e maculelê.

A convivente Maria Zélia B. da Rocha, 75 anos, acredita que a escolha do tema do baile de novembro foi muito feliz: “Estou adorando essas músicas rápidas, com batida forte, sou negra e baiana, e essa mistura me agrada muito”.

A banda que se apresentava ao vivo divertia quem dançava acompanhado, quem preferia dançar sozinho, aos que são mais agitados, aos que preferem algo mais calmo. O fato é que todos ali estavam sendo felizes à sua maneira.

A psicóloga do equipamento, Ana Carolina L. Pinto, comenta sobre os benefícios do baile, além da questão social “É só olhar para eles que você percebe, os idosos se sentem felizes, socializam, dançam, paqueram, riem, e isso é muito importante principalmente nessa idade” declara a psicóloga.

Entre as pausas eles faziam um lanchinho para reabastecer as energias, se hidratavam e depois caíam na dança de novo, e assim foi até o fim do baile.

“Cada um se expressa de uma forma, mas todos estão ligados pela vontade de estar ali, eles interagem entre si e se integram socialmente” afirma a técnica em gerontologia Bárbara Fernandes.

Idoso e idosa posando para foto sorridentes.