Núcleo Coração Materno constrói ambiente afetivo e educacional

Há mais de 30 anos o Núcleo possui convênio com a SMADS e promove passeios e atividades para crianças e idosos

Duas mãos dadas em primeiro plano, sendo um homem e uma mulher, e outras duas desfocadas em segundo plano.

Texto: Helena Lima
Fotos: Núcleo Coração Materno

 Foi em 1987 que o Núcleo Coração Materno (NCM) iniciou a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS), quando possuía apenas o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), o objetivo era ampliar o atendimento e oferecer novas atividades para esses jovens. A parceria deu tão certo, que hoje o serviço possui um Centro de Educação Infantil (CEI) e mais um Núcleo de Convivência de Idosos (NCI), também conveniado com a secretaria.

O NCM é uma associação civil de direito privado, de fins não econômicos, de natureza filantrópica, laico e beneficente, que presta serviços de fundo social, de interesses e finalidades públicas, de forma inteiramente gratuita. Seu objetivo é atender crianças, adolescentes e idosos por meio de um ambiente acolhedor.

Para promover esse ambiente foram desenvolvidas algumas estratégias de acordo com cada faixa etária. No caso do CCA foi proposto o “Programa de Desenvolvimento Socioeducativo”, que abrange três principais setores: a criatividade, o movimento e a comunicação. Cada Núcleo de Saber – como são chamados – busca construir espaços para que as crianças possam desenvolver a cognição, os vínculos sociais, afetivos, artísticos, culturais, esportivos, e claro, promover a recreação. As principais atividades propostas são voltadas para a musicalização, a expressão corporal e os jogos de raciocínio.

Já dentro do Núcleo de Convivência de Idosos, foram elaboradas ações voltadas para a autonomia e sociabilidade dessas pessoas, buscando fortalecer os vínculos familiares e comunitários. O trabalho do serviço é acolher os idosos e familiares por meio da escuta, registro das necessidades pessoais e sociais. Contando com a articulação com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que auxilia na orientação e encaminhamento dos idosos dependendo das suas necessidades.

Diversas atividades são oferecidas gratuitamente para os conviventes, desde passeios até aulas de yoga, teatro, massagem, dança de salão e ginástica. Para a diretora do NCI Coração Materno, Elaine Cristina da Silva, hoje, o serviço é uma referência no cuidado com os idosos dentro da comunidade. “O território reconhece o nosso trabalho, devido principalmente as atividas intergeracionais que realizamos em parceria com os CCA’s e com outros seviços da rede territorial, como o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)”.

A convivente Idália Miranda, 71 anos, afirma que o NCI tem auxiliado na melhora da autoestima, devido principalmente as atividades e aos passeios que tem participado. “Sou muito grata por ter conhecido esse espaço e a equipe de professores, é graças a eles que tenho vivido momentos muito felizes na minha vida”, conta.

O Núcleo Coração Materno está localizado na Rua Antonio Pires, 663, no bairro da Freguesia do Ó e atende hoje mais de 200 idosos no NCI, sendo 120 em convivência e cerca de 80 em atendimento domiciliar. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.