Centro da Juventude Ana Rosa celebra a conclusão do módulo do curso de Gastronomia

O evento reuniu familiares e amigos que provaram o menu degustação desenvolvido pelos alunos

Grupo de 18 alunos com uma cozinheira.

Texto: Helena Lima 
Fotos: Instituto Ana Rosa

Experimentar a rotina da cozinha, aprender mais sobre as propriedades de cada alimento e preparar eventos, são algumas das atividades desenvolvidas no Curso de Iniciação Profissional de Gastronomia do Centro da Juventude (CJ) Ana Rosa. No dia 09/11, os alunos da turma do Módulo 2 de 2019 apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), para pais, amigos e professores no Instituto Ana Rosa, localizado no bairro Vila Sônia.

Ao todo 26 alunos se dividiram em equipes para simular a vivência de um restaurante. “Os jovens se dividiram em pequenos grupos onde cada um tinha uma ocupação diferente. Alguns ficaram responsáveis pelo salão, outros pela cozinha e outros pelo atendimento”, conta a coordenadora do curso, Maria Penha.

O evento durou das 11h30 às 14h30, e os alunos tiveram que desenvolver um menu degustação a partir do estudo realizado por eles a respeito da formação da gastronomia brasileira. O resultado era composto por uma entrada, um prato principal e uma sobremesa e foi oferecido para os convidados que puderam experimentar um pouco do trabalho desenvolvido até então.

O curso é gratuito, possui certificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e é oferecido para jovens que possuem entre 15 e 17 anos. O objetivo é melhorar a qualidade de vida, a geração de renda familiar e auxiliar em uma futura inserção no mercado de trabalho. Além de Gastronomia, o serviço oferece ainda cursos de Elétrica e Gestão e Tecnologia. As inscrições para as turmas de 2020 já estão abertas.

Comidas feitas pelos alunos em primeiro plano. Pode-se observar bolinhos, farofa , polenta e torresmo

Potinhos com doce feito com bolo e creme