Supervisão de Assistência Social Vila Maria/Vila Guilherme oferece qualificação para servidores

Ao todo, 14 colaboradores da rede socioassistencial foram capacitados sobre programas de transferência de renda

 

Foto: Acervo
Texto: Juliano Damasco

A Supervisão de Assistência Social (SAS) Vila Maria/Vila Guilherme realizou em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Benefício (CGB), uma capacitação direcionada a analistas técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Núcleo de Gestão Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Núcleo de Gestão Administrativa da região da Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros.

Ocorrida no dia 30/10, a qualificação tratou sobre “Gestão de Condicionalidade dos Programas de Transferência de Renda”, tema este que lida com o enfrentamento e alívio imediato da pobreza e as condicionalidades que reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. A capacitação visou uma melhora no entendimento sobre a gestão aplicada nos serviços da rede direta, com o objetivo de evitar que as famílias fiquem sem receber os programas aos quais possuem direito.

De acordo com o supervisor de assistência social da Vila Maria/Vila Guilherme, Rafael dos Santos, a qualificação foi importante para que os técnicos possam realizar atendimentos mais precisos à população. “Nós otimizamos o uso das ferramentas disponíveis para prestarmos um melhor atendimento e identificarmos com mais assertividade as demandas das famílias cadastradas no CadÚnico e beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda”, completa.

Para a analista de assistência social do CRAS da região, Márcia de Aparício Costa a capacitação foi muito útil. “A ação esclareceu alguns pontos do sistema que eu não havia acessado antes. Trouxe um panorama geral e cada técnico pode se aprofundar naquilo em que possui mais dificuldades”, comenta Márcia.