Evento na Zona Leste aborda o combate à violência e à censura

Casa de Cultura São Mateus recebe sarau com música e arte

Mulher em cima de um palco tocando violão para uma plateia sentada em cadeiras e em colchonetes

Texto: Helena Lima
Fotos: Wagner Orígenes

No dia 01/11 aconteceu a terceira edição do Sarau da Rede Socioassistencial São Mateus. Este ano, foi realizada uma parceria com a Casa de Cultura da região que sediou o evento. O objetivo era promover a integração entre os conviventes e incentivar apresentações artísticas, que tinham como tema: “Contra a censura e todas as formas de violência”.

Vários serviços estiveram presentes, como: o Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM) Cidinha Kopcak, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São Mateus, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) III, Centro Especializado em Reabilitação (CER) II, Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS Adulto), as Residências Inclusivas e Terapêuticas.

As apresentações eram organizadas por ordem de chegada, e algumas já haviam sido agendadas pelos serviços. A psicóloga do CDCM, Ariana Pereira, conta que as conviventes estavam animadas para o sarau. “Informamos sobre o evento e elas logo se inscreveram, depois foi só ensaiar e preparar bem as músicas”, conta.

Outras atividades aconteceram paralelamente, como a Sala Sensorial, construída para que o visitante sentisse como é a realidade de um deficiente visual, através de dinâmicas utilizando vendas e o Cantinho de atividades, com oficina de pintura e brincadeiras para as crianças. Também foi montada uma mesa pelos conviventes do CAPS AD, que vendiam artesanatos produzidos por eles durante todo o ano dentro da Oficina de Vida e Arte.

A grande maioria das pessoas que subiram ao palco apresentaram músicas, poemas ou percussão corporal, uma técnica em que o músico utiliza o próprio corpo como instrumento. A convivente do CAPS Adulto, Laudeci da Silva, conta que aproveitou bastante o evento. Ela relembra que o tema do ano anterior foi a consciência negra, e reforça a importância de temáticas sociais. "Essa é a segunda vez que compareço e acho que os assuntos abordados são sempre muito importantes", relata.

 

Duas mesas repletas de artesanato. Na frente da mesa um letreiro escrito “CAPS AD Oficina Vida e Arte”