Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) organiza Mostra Cultural em Itaquera

Com o tema sobre ecologia, 90 crianças de 12 serviços do distrito mostraram seus talentos com apresentações de teatro e dança

 Sete crianças e adolescente fotografados de lado durante apresentação de dança em um palco preto. Ao fundo há uma mulher em um palanque. Atrás dela, em letras amarelas “VIII Mostra Cultural CCAs de Itaquera”.

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Wagner Origenes

Talento e visibilidade marcaram a VIII Mostra Cultural dos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs) da região de Itaquera, no dia 29/10. O evento, realizado no Centro Educacional Unificado (CEU) Casa do Cristo Redentor, foi organizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e contou com a presença de 90 crianças de 12 serviços.

A atividade, que acontece anualmente, tem como objetivo proporcionar o debate e a discussão de temas importantes por meio da arte. O assunto principal deste ano foi “a importância das florestas para a vida”, no entanto, outras temáticas também foram retratadas, como família, o combate às drogas e violência, a importância da educação e da rede socioassistencial na vida dos jovens.

A energia positiva das crianças era grande para se apresentar e prestigiar os colegas de serviços diferentes. Na Mostra, o CCA Santa Marcelina realizou uma apresentação de teatro e dança onde abordaram o incentivo familiar, abuso e aliciamento. Ao final da peça, o público estava emocionado. Para o professor de dança do serviço, Flávio Souza, “é muito valioso, eles trabalham a própria autonomia e percebem que desde jovens têm voz e são ouvidos”, relata.

Boa parte do material apresentado é autoria das próprias crianças. De acordo com a Supervisora de Assistência Social de Itaquera, Silvana Oliveira, “cada serviço busca trabalhar o tema da Mostra Cultural e auxiliam os jovens no preparo das performances”, comenta. O evento do próximo ano já está em desenvolvimento.

Vinte crianças posam para foto no palco após apresentação. As meninas estão em pé com vestidos nas cores azul e branco. Os meninos estão agachados na frente vestidos de calça jeans, camiseta azul e jaleco branco