Centro de Acolhida Especial Florescer passa por reforma oferecida pelo programa Decora

Foram 14 dias dedicados a reestruturar o espaço direcionado a mulheres transexuais e travestis em situação de rua


uma sala com piso de madeira e paredes bege. Há dois sofás e três cadeiras com almofadas de diversas estampas. Há uma estante bege com branco e uma TV em cima. A sala está decorada com tapete, luminárias e plantas de diferentes tamanhos.

Fotos: SECOM e Wagner Orígenes
Texto: Juliana Batista

O Centro de Acolhida Especial Florescer, localizado no Bom Retiro, após ser inscrito por uma equipe de voluntários, foi contemplado com uma reforma pelo programa “Decora” do canal GNT. Foram 14 dias, entre os meses de agosto e setembro, dedicados a mudar e readequar a sala de convivência. As conviventes retornaram para casa, no dia 6 de setembro, e encontram o espaço totalmente transformado. Para o público, o resultado final foi apresentado na noite desta terça-feira, 29/10.

O local foi remodelado de uma maneira única, fornecendo espaço para as mulheres fazerem maquiagem e arrumarem o cabelo – estilo camarim, além da troca da parte hidráulica, houve mudança na decoração com pintura de paredes, troca de cortinas, móveis, piso e eletrônicos. Foi instalada também uma travoteca, espaço dedicado para leitura e estudo.

No final de junho, a ONG “Solidário Sim” – um grupo de amigos que se reúnem uma vez por mês para levar solidariedade aos que mais precisam - inscreveu o Centro de Acolhida Especial Florescer no programa. A equipe responsável pelo Decora fez uma visita para avaliar o espaço e conhecer mais sobre a proposta do serviço. No final de julho, a Casa Florescer recebeu a noticia da participação no programa.

Segundo o gerente do serviço, Alberto Silva, a chegada das mulheres ao novo ambiente foi emocionante. “Essa reforma nos mostra que a gente pode sonhar”, completa Silva.

As conviventes da Casa também demonstraram entusiasmo e emoção com a realização da reforma. “O ambiente nos remete coisas boas e assim nós conseguimos nos manter mais fortes na caminhada” relata a convivente, Isadora Messias, de 26 anos.

uma sala com piso de madeira e paredes laranja. Ao lado esquerdo há um quadro de cactos pendurado e abaixo dele dois espelhos com iluminação e duas cadeiras posicionadas em sua frente. Há um canto reservado para água e café e ao lado direito da sala há uma mesa de madeira com 14 cadeiras.
Depois da reforma
 

 

uma sala grande com piso cinza e branco com paredes beges e laranjas há dois bancos de concreto pintados de marrom e um deles está sendo destruído por uma marreta. Ao lado direto da foto há uma escada com acesso ao piso superior.
Antes da reforma