Supervisão Coletiva de Alimentação Saudável realiza ação em Jabaquara

Nutricionistas da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) palestraram para funcionários


Texto: Helena Lima
Foto: Wagner Orígenes

Alimentação saudável foi o tema da última supervisão coletiva que ocorreu na AME - Associação Filantrópica, localizada na região do Jabaquara, em parceria com os serviços da Proteção Social Básica e Especial. O evento, promovido no dia 30/10, contou com a presença dos nutricionistas da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Márcia Rodrigues e Célia Vairo.

A supervisão foi realizada para os gerentes, cozinheiros e agentes operacionais atuantes no preparo dos alimentos dos serviços conveniados. Noções básicas a respeito da nutrição, grupos de alimentos, a pirâmide alimentar, a importância de um cardápio equilibrado, e a Lei da Vigilância Sanitária, que rege todas as obrigações legais relacionadas à higiene dentro da cozinha, foram os assuntos abordados.

Posteriormente, ocorreu a segunda parte da visita, uma dinâmica chamada “Pensando a alimentação”, para debater quais mudanças poderiam ser adotadas para melhorar as refeições dos conviventes.

Para gerente do Serviço de Assistência Social a Família Proteção Básica no Domicilio (SASF) AME, Mariana Pereira, o encontro foi muito produtivo. “As nutricionistas trouxeram propostas muito interessantes e sugestões de cardápios acessíveis que poderiam facilmente ser adaptados para a AME”, destaca. Um dos pontos de destaque foi a sugestão de mudanças simples que não impactam diretamente nos gastos do serviço, e possibilitam a oferta de um cardápio mais saudável e balanceado.

Outro ponto levantado pela nutricionista Márcia foi a importância de montar um plano alimentar. “Precisamos compreender qual é o perfil de cada serviço que visitamos para poder oferecer o melhor atendimento possível”, acrescenta.