Casa da Vila recebe visita especial de Cães Terapeutas

A ação foi realizada por um grupo de voluntários experientes em Terapia Assistida por Animais

Idosa de cabelos pretos e olhos escuros aparece sentada e sorrindo. Em seu colo, está um cão de pelagem caramelo.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Acervo

A manhã de sábado, do dia 24/08, foi marcada pela visita inusitada de alguns amigos de quatro patas e com muita disposição para brincar e alegrar os conviventes do Instituto de Longa Permanência do Idoso (ILPI) Unibes Casa da Vila.

O grupo de voluntários do Projeto Terapia Cão Carinho levou cães terapeutas ao ILPI, com o intuito de proporcionar momentos de recreação e distração, unir os animais às pessoas e valorizar o contato entre eles.

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma prática que tem como objetivo promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos assistidos.Pesquisas científicas comprovam a evolução dos assistidos em TAA em diversos aspectos, como a melhora do humor, da autoconfiança e autoestima, ampliação da capacidade de se comunicar, aprimoramento da concentração e aprendizado, além do reforço da saúde de pessoas fragilizadas.

O convivente Sérgio de Paula Alfim, 66 anos, confessou que tem um pouco de medo de cães, entretanto, Alfim levou um dos cachorros terapeuta para passear, o segurou no colo, e no fim da atividade já estava se sentindo confortável junto de seu novo amigo.

“O contato com os cães acabou em uma conversa saudável sobre a infância e juventude dos idosos, e resgatou boas lembranças. Foi uma manhã muito gostosa.” revela a gerente do ILPI Casa da Vila, Paulette Z. Exman.

 Vinte e quatro pessoas aparecem sorrindo e posando para a foto. Alguns estão em pé, outros sentados no chão, outros em cadeiras laranja, e outros em cadeiras de rodas. Entre elas estão voluntários de colete de laranja e idosos. Há cães em colos de algumas pessoas.