ATENDE Vila Leopoldina capacita conviventes em curso de marcenaria

O grupo formado por 23 pessoas agora ingressaram no trabalho autônomo com a venda de materiais elaborados nas oficinas

Oito homens estão dentro de uma sala, sentados em cadeiras, escrevendo com canetas em um papel branco que está sobre uma mesa de madeira. No centro da mesa há uma jarra de café, de água, copos e açúcar.

Texo: Juliano Damasco
Fotos: Acervo

O Atendimento Diário Emergencial (ATENDE 5) Vila Leopoldina promove diversas oportunidades de sucesso no mercado de trabalho para seus atendidos. Neste ano de 2019, o espaço já conseguiu formar duas turmas no curso profissionalizante de marcenaria feito em parceria com o instituto Léo Madeiras.

A equipe técnica ao perceber que diversos conviventes do serviço possuíam habilidades em criar objetos com pallets e madeiras descartadas pelo Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), no entreposto de alimentos, Assim, foi criada a oficina de do serviço do bairro da Lapa, zona oeste.

As aulas aconteceram durante 55 dias, de segunda a sexta-feira. Para ganhar o certificado, era necessário atingir a frequência requerida e na conclusão desenvolver um móvel que seria destinado a alguma instituição social. Ao todo, o curso capacitou 23 pessoas que agora ingressaram no trabalho autônomo com a venda de materiais elaborados nas oficinas de marcenaria. A conclusão da segunda turma ocorreu no dia 30/08.

“Graças ao curso, eu consegui entrar no mercado de trabalho e já tenho lucros com as vendas que faço. Agora espero abrir meu próprio negócio e crescer cada vez mais nessa área”, comenta o atendido e agora marceneiro, Carlos da Silva, de 46 anos.

A assistente social do ATENDE, Luana Silva, destaca que a motivação e a esperança adquiridas por meio da marcenaria foram fundamentais para que os atendidos saíssem da situação de rua. “A capacitação profissional para quem se encontra em situação de vulnerabilidade social é capaz de transformar a realidade de criar novas oportunidades e se realizar sonhos”, destaca Luana.
 
 

Onze homens que fizeram o curso  estão de pé posando para a foto. Do lado esquedo da imagem, está a assistente social que também participou.