SMADS por meio do ESPASO promove capacitação com foco no Programa Criança Feliz

Serão três etapas com um total de 172 técnicos capacitados

 

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Acervo

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio da Coordenação da Proteção Social Básica e do Espaço do Aprender Social (ESPASO), organizaram capacitação sobre o desenvolvimento infantil.

Com foco nas visitas domiciliares realizadas pelo Programa Criança Feliz, o objetivo do projeto é garantir o pleno desenvolvimento profissional para melhor atender crianças da primeiríssima infância.

A capacitação visa chamar a atenção à importância das interações do adulto & bebê e facilitar a comunicação para a construção de uma relação afetiva segura e estável, tendo em vista de que essa é a base para o desenvolvimento integral, passando por todas suas dimensões: física, cognitiva, linguagem e socioemocional. A qualificação terá uma carga horária total de 14 horas, atingirá 172 participantes e será dividida em três etapas.

“As três fases de capacitação, tem por objetivo efetuar alinhamento com todos os atores envolvidos na visitação, a fim de sensibilizá-los e qualificá-los no repertório para sua ação junto as famílias, quanto a importância do brincar e da estimulação no desenvolvimento integral das Crianças, além de oportunizar troca de experiências“, explica a Coordenadora da Proteção Social Básica da SMADS, Sylmara A. Ramires.

As três etapas serão efetuadas da seguinte maneira:


WORKSHOP SENSIBILIZAÇÃO GESTORES DE PARCERIAS DOS CRAS

Realizado no dia 30/08, o workshop oportunizou para 44 servidores participantes uma linguagem lúdica e sensível pautada em pesquisa cientifica e vivências com famílias.

Foi baseado na lógica da formação continuada e planejou sensibilizar todos os gestores de parceria dos CRAS para o impacto que as ações em benefício da Primeira Infância têm nas famílias e na sociedade. A partir dessa sensibilização o trabalho dos técnicos multiplicadores e orientadores poderá ser facilitado e fortalecido. Ao final, os servidores receberão certificados validados.

CAPACITAÇÃO TÉCNICOS MULTIPLICADORES

A segunda etapa tem como objetivo fortalecer e instrumentalizar o profissional que está em contato com a família beneficiária do Programa Criança Feliz, com trocas de experiências, reflexões e compartilhamento de dúvidas, bem como instrumentalizar os técnicos para que atuem como multiplicador junto aos orientadores socioeducativos dos SASF’s.

Nesta etapa, participarão 74 pessoas, sendo 72 técnicos de SASF’s e 2 de SMADS, que serão divididas em duas turmas. A carga total será de 28 horas para cada turma.

OFICINAS REPERTÓRIO PARA ORIENTADORES SOCIOEDUCATIVOS

As Oficinas têm como objetivo apresentar repertório aos orientadores socioeducativos que estão em contato direto com as famílias. Os participantes terão contato com a fundamentação teórica e prática, através de múltiplas linguagens: música, vivências corporais, literatura e confecção de brinquedos.

A última etapa será realizada no 12/11, sendo encerrada com quase três meses de duração.