Dia de Ação Esportiva envolve mais de 200 conviventes com limitação física e intelectual

Serviços de apoio à inclusão social para pessoas com deficiência se unem para estimular prática esportiva e integração de conviventes

Seis meninas posam pra foto exibindo suas medalhas de ouro.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Acervo

Na tarde do dia 30/08, ocorreu a 2ª edição da Ação Esportiva para Pessoas com Deficiência, nas áreas cedidas pelo Clube da Comunidade (CDC).

Futsal, vôlei adaptado, e tênis estiveram entre as modalidades escolhidas para praticar durante o dia de competição.
Mais de 200 conviventes de seis serviços da rede assistencial formaram seus times e participaram do campeonato.

Estiveram presentes cinco núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPCD) e um equipamento de Residência Inclusiva (RI), dos distritos de São Matheus, Guaianases, Lajeado e Sapopemba.

Além dos jogos, os atendidos também se apresentaram com performances musicais e dançantes que animaram a todos.
O objetivo da iniciativa foi de promover a socialização e cooperar com a saúde física e mental das pessoas atendidas, contribuindo para a melhora da qualidade de vida e bem-estar.

A convivente do NAISPCD Cantinho da Paz Guaianases, Carolaine da Silva, 19 anos, comenta sobre sua participação. “Achei legal, só que eu não quis jogar, mas eu dancei, prefiro dançar” declara a jovem.

Os vencedores dos primeiro, segundo e terceiro lugar de cada esporte, foram premiados com medalhas doadas pela empresa de ração para animais, Magnus.

Os equipamentos acreditam que essa interação e o estímulo à prática esportiva e cultural contribuem também para o exercício da inclusão social e para reafirmação dos direitos das pessoas com deficiência.

“Por meio do esporte e da cultura eles adquirem concentração, disciplina, aprendem a trabalhar em equipe e a se respeitar ainda mais” acredita a gerente do NAISPCD Cantinho da Paz Guaianases, Valdenice P. de Aguiar.

Aproximadamente 200 pessoas sentadas no chão de uma quadra esportiva. Algumas delas estão com medalhas em seus pescoços.

Quatro pessoas em cima de um palco apresentam uma dança, enquanto o público assiste.