Primeiro “Sarau no Quintal” acontece no MSE/MA Cruz de Malta

Os conviventes em medidas socioeducativas vivenciaram uma tarde de música, poesia e oficinas

 

Plano detalhe de violão sendo tocado por convivente do qual se vê apenas os braços e parte da perna

Texto: Guilherme Alferes
Fotos: Felipe Mondoni


O Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE/MA) Cruz de Malta, vinculado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Jabaquara, ofereceu uma tarde de oficinas para cerca de 45 conviventes, adolescentes de 12 a 18 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida e/ou de prestação de serviços à comunidade, no dia 08/05. 

Dentre as atividades do “Sarau no Quintal”, os jovens puderam participar de oficinas de estêncil (técnica de pintura em tecido) e até produção de luminárias, além do evento principal do dia: o sarau no qual eles puderam expor seus talentos artísticos relacionados à música e poesia.

Segundo o gerente do serviço, Paulo Henrique Xavier, alguns conviventes escreveram um texto contando a própria história de vida. Essas narrativas foram transformadas na obra "Livro de Conhecimento: É nois", lançado no evento.

De acordo com Xavier, a organização do evento contou com a participação de estagiários do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP), que tem um convênio de estágio com o OSC Cruz de Malta. Juntando os estagiários, servidores e conviventes, 70 pessoas estiveram no evento, aproximadamente.

O convivente, J.S.A., 16 anos, frequenta o serviço há sete meses e conta que, apesar da timidez dele e de outros conviventes ao participarem das atividades, elas surtiram um efeito muito positivo em todos. “No começo eu estava tímido, mas depois fui me soltando”, completou.

O gerente diz que, graças à aceitação da comunidade, pretende incluir o sarau no plano de trabalho, para que aconteça todos os anos no mês de maio.

J.S.A. acredita que a repetição da ação é benéfica para todos. "Alguns que estavam mais tímidos lá e não quiseram escrever e participar das coisas, nos próximos com certeza vão se sentir mais à vontade", ressaltou.

 

Mural com poesias ilustradas em folhas de ofício brancas com o título poesias descobertas