Rede de serviços Chácara Santo Amaro realiza 8ª Feira de Educação, Saúde, Cidadania e Meio Ambiente

Evento contou com mais de mil participantes e a parceria de 18 organizações da sociedade civil

 

Em uma quadra de futebol ao ar livre, crianças e adolescentes tocam instrumentos musicais de percussão. Os meninos, à frente e estão vestidos de roupa branca, e as meninas, atrás, vestem saia na cor laranja e florida.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Divulgação

 

No dia 10/05, a Rede de serviços Chácara Santo Amaro realizou a 8ª Feira de Educação, Saúde, Cidadania e Meio Ambiente na Escola Estadual Hermínio Sacchetta, em Santo Amaro. A Feira é uma iniciativa da Rede de Serviços local, que se encontra mensalmente para discutir os casos dos atendidos da comunidade. Para esta última atividade, estima-se que mais de mil pessoas participaram, incluindo 120 voluntários e a parceria de 18 organizações civis.

A feira tem como objetivo propiciar, anualmente, o atendimento direto à comunidade com serviços que envolvem saúde, educação, cidadania e meio ambiente. Isso faz com que muitos moradores coloquem o evento em seu calendário para realizar tarefas como entregar óleo de cozinha usado em troca de uma muda de planta nativa, realizar exames cardíacos e oftalmológicos, e até mesmo, assistir apresentações de crianças e jovens em oficinas oferecidas.

A educadora socioeducativa, Ellen Christian, do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Auri Verde destaca a importância deste evento para o desenvolvimento cultural e a aprendizagem de crianças e adolescentes. “Através do evento, eles puderam aprimorar habilidades. A iniciativa é capaz de desenvolver tanto o corpo como a mente, trabalhando a socialização e mostrando suas habilidades corporais. Também pode ajudar as crianças e os adolescentes no seu desenvolvimento e levar para sua vida um conhecimento adquirido com as oficinas oferecidas”, explica.

Na edição deste ano, a feira teve diversas atrações. Ocorreram as finais dos campeonatos de futsal feminino e masculino da escola, oficina de artesanato, apresentação de jazz, capoeira, música e percussão do CCA Auri Verde, espetáculo de dança dos idosos do Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) Reimberg, apresentação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) da Policia Militar, palestra do Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo de Castro, exposição dos trabalhos dos alunos, oficina de pintura de pano de prato com o Serviço de Assistência Social à Família (SASF) Varginha e um bate papo sobre racismo.

“Esse evento  é bom para o nosso CCA por causa das oficinas e atividades. Foi bastante importante, toda a comunidade estava aqui e viu as lindas apresentações”, relata Ryan Dias, 14 anos, convivente do CCA Auri Verde.

 

O público da feira, entre crianças, adolescentes e adultos, posam para a foto ao ar livre.

 

Bonecas negras de pano com vestidos coloridos e floridos, feitos por conviventes dos serviços, apoiadas em uma mesa em exposição.