SEAS Regional Sé realiza ação em celebração ao Dia do Trabalhador

Destinada à população em situação de rua, a ação “Caminhos para o Trabalho” buscou ofertar oportunidades de acesso ao mercado formal

 

 Duas atendentes de frente com dois munícipes, sentadas à mesa de atendimento

Texto e fotos: Bianca Bezerra

A atividade “Caminhos para o Trabalho”, realizada pelo Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) Regional Sé, aconteceu dia 10/05 no espaço parceiro deste projeto, o Núcleo de Convivência Bela Vista. A ação atendeu 60 pessoas que se encontram em situação de rua.

Foram proporcionadas aos conviventes oficinas de elaboração de currículo, orientação vocacional e oficina de beleza na qual fizeram cabelo e barba. A intenção foi elevar a autoestima e autoconfiança dos atendidos e capacitá-los para acessar o mercado de trabalho. Eles também passaram por rodas de conversa sobre postura profissional e processo seletivo.

O Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATe) também esteve presente prestando orientações, além do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que fez uma apresentação sobre cursos profissionalizantes gratuitos, contribuindo com informações sobre mercado de trabalho.   

O gerente do SEAS Regional Sé, Alexandre Fontana, comentou a iniciativa: “Nós queríamos sair do convencional, que é a abordagem, para realizar um papel ainda mais social. Na maioria das vezes a população nesta situação não enxerga o equipamento como um lugar bacana e nós acreditamos que com esse trabalho podemos desmistificar essa ideia e ajudar a construir vínculos entre o serviço e o atendido”, explica.

Isaias Alencar dos Santos, 55 anos, falou sobre sua perspectiva daqui para frente. “Tenho profissão, sou cabeleireiro, mas nunca tive um currículo e nem sabia muito sobre como me comportar em entrevistas de emprego e agora eu sei. Petendo sair daqui entregando meu currículo em muitos lugares”, conta.

Para a gerente do Núcleo de Convivência Bela Vista, Helen Machado, o objetivo é mostrar aos conviventes que o serviço não é apenas um local para alimentação. “Queremos que eles entendam que nesse espaço, além de refeições, podemos ajudá-los a conseguir um emprego, estimular suas capacidades humanas, investir na autoestima, e principalmente, capacitá-los para o acesso ao mercado de trabalho”, conclui.

 

Dois homens, um de colete verde e azul, cortam o cabelo de conviventes sentados em cadeiras de costas para a foto

 

Duas mesas retangulares com atendentes e munícipes em atendimento, em torno de dez pessoas. No canto direito duas mulheres conversam usando colete verde e azul