Conviventes do NCI Canto da Melhor Idade desfilam na Cidade Tiradentes

Comemoração do aniversário do bairro conta com a participação do Núcleo de Convivência do Idoso da região

 

 Duas senhoras conviventes do serviço segurando bandeira azul da organização gestora MOCA, enquanto outras mulheres seguem atrás no desfile com bambolês coloridos nas mãos

Texto: Guilherme Alferes
Fotos: Divulgação
 

 

No dia em que o bairro Cidade Tiradentes fez aniversário, 20/04, a festa foi protagonizada pelos moradores mais longevos. Os atendidos do Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) Canto da Melhor Idade foram os convidados ilustres do desfile organizado pela Subprefeitura local.

Segundo o coordenador de eventos e atividades, Eddy Silva, cerca de 75 idosos tomaram a Avenida dos Metalúrgicos para esbanjar boa energia e jovialidade. Foi a primeira vez que um serviço de Assistência Social foi convidado para a festa, de acordo com o assistente social.

O NCI é um serviço de proteção social, convivência e fortalecimento de vínculos destinado aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social. Oferece ainda atividades socioeducativas planejadas, baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos, conduzindo a construção de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território.

Maria Luzia, 65 anos, fala com muito carinho das atividades de que participa no NCI, junto ao coral. A bem humorada senhora, moradora do bairro há 35 anos, estava entre os conviventes que desfilaram. “Foi um sonho realizado, já que nunca havia desfilado antes. Estou me sentindo uma menina de 18 anos de novo”, completa.

Ao lado de Maria Luzia estava Rosa Catarina, 61 anos, que assim como a colega, sente-se muito à vontade com o convívio no serviço. Moradora há mais de 20 anos da Cidade Tiradentes, ela conta que mesmo após ter necessitado do uso de bengala para se locomover por anos e ter feito uma cirurgia no joelho, nem pensa em deixar de participar de eventos e atividades: “Enquanto eu puder, eu vou. Adoro essas coisas”.

O NCI Canto da Melhor Idade tem apenas um ano de existência e já caiu no gosto da população. Segundo Eddy Silva, os conviventes estão recebendo cada vez mais convites para participarem de eventos como o desfile, principalmente o coral.

Além da paixão e entusiasmo que demonstram pelas experiências vividas no NCI, há outra coisa que, tanto Maria Luzia, quanto Rosa, fazem questão de enfatizar. Quando questionadas sobre o desejo de desfilarem nos próximos anos, ambas afirmam estarem prontas para seguir participando. 

 

Senhoras conviventes do serviço em coral na rua, segurando cadernos de capa preta,  com maestro regendo da calçada