“Hambúrguer do Bem”: Um dia de diversão no CTA Mooca I

Evento uniu voluntários, servidores e conviventes em diversas atividades

 

Ao redor de uma churrasqueira na qual se veem diversos hambúrgueres com queijo por cima, seis voluntários com espátulas mexem na comida. Três de um lado e três do outro

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Edgar Yamao


O desejo de ajudar o próximo pautou um dia de voluntariado no Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Mooca I. O evento "Hambúrguer do Bem" uniu 250 voluntários, em conjunto com os próprios funcionários do serviço, para a realização de diversas atividades como corte de cabelo, atendimentos de saúde e doação de roupas, em uma ação para o bem-estar social e emocional dos conviventes.

As atividades se iniciaram pela manhã e ao longo do dia os servidores e voluntários se dividiram em várias sessões para a elaboração de atividades recreativas nas quais foram distribuídas mesas com jogos de tabuleiro, baralho e bingo para entreter os acolhidos.Também foi feita a distribuição de itens de higiene pessoal, além de atendimentos odontológicos e a presença de uma equipe de enfermagem para verificar a saúde dos conviventes.

Os hambúrgueres, ponto principal do evento, foram servidos o dia inteiro junto com porções de batata frita. Os lanches, feitos por voluntários, também contavam com a opção vegetariana.

No decorrer do dia, os conviventes tiveram a oportunidade de cuidar da aparência com cabeleireiros e barbeiros voluntários que os atenderam, bem como se programar para o futuro: uma equipe de profissionais de Recursos Humanos esteve presente para auxiliar com a elaboração de currículos e orientações de carreira, com base nas experiências e demandas dos acolhidos.

A preocupação com a autoestima também se fez presente em rodas de conversa e até bate-papos individuais com psicólogos voluntários. De acordo com a gerente do CTA, Miraci Costa, “saber ouvir pode ajudar na autoestima, buscando um novo mundo para sua história de vida real”.

Esse momento de conversa e desabafo foi importante, pois muitos conviventes alegaram sentirem-se socialmente excluídos e rejeitados. Dentro do serviço, eles têm suas vozes ouvidas e se sentem integrados. A partir dessa premissa foi idealizado um “Cantinho dos Sonhos” com o objetivo de contemplar os desejos possíveis de cada convivente, sendo um deles, por exemplo, o desejo de voltar para a cidade-natal.

Ao fim do “Hambúrguer do Bem”, os acolhidos e voluntários relataram o que acharam do evento como um todo, partilhando o que cada um assimilou da experiência.

 

Cinco mulheres montam hambúrgueres em mesa retangular. Duas de um lado, duas do outro e uma na ponta ao fundo

 

Hambúrgueres montados em mesa retangular enquanto duas mulheres e um homem fazem arremates finais ao redor