SMADS promove capacitação para profissionais dos SASFs dando continuidade ao Programa Primeira Infância

Participaram 40 técnicos dos Serviços de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASFs)

 

Em torno de quarenta pessoas seguram diplomas e algumas sacolas laranjas de papel em sala de aula. Algumas estão agachadas e a maioria em pé em pose para foto

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Divulgação


A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com o Instituto Cyrela, realizou no dia 09/04, o último encontro do curso de capacitação "Descobrir Brincando" voltado aos profissionais dos Serviços de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASFs), que pertencem aos territórios prioritários estabelecidos no Plano Municipal pela Primeira Infância de São Paulo (PMPI-SP), vinculados a doze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Desenvolvido pela empresa Descobrir Brincando, a capacitação teve como objetivo promover o aperfeiçoamento dos profissionais a fim de garantir o desenvolvimento integral de crianças da primeiríssima infância e o fortalecimento de vínculos familiares. O trabalho veio complementar o processo educativo que vem sendo executado pelo PMPI-SP.

Os quatro encontros realizados fizeram com que os técnicos ampliassem seus repertórios e conseguissem ser multiplicadores desse aprendizado. A técnica pedagoga do SASF Itaim Paulista I, Vanice Santos, conta que levou para sua equipe tudo que aprendeu. "Refletimos e entendemos que o cuidar não está vinculado somente às atividades pedagógicas, mas sim à importância da observação. Observando, conseguimos entender a rotina, a realidade das famílias e ajudar de várias outras formas", relata.

A representante da Secretaria do Governo Municipal, Karina Tollara d'Alkimin, acredita que a preparação veio a agregar o futuro desempenho dos serviços. "Os instrumentais disponibilizados visam impactar positivamente daqui para frente o serviço de cada um desses profissionais que concluíram a capacitação", afirma.

Segundo a professora e musicoterapeuta da Descobrir Brincando, Tatiana Ramalho, o trabalho pretendeu desenvolver sensibilidade no olhar dos profissionais: "Despertando o cuidado, o desejo de estabelecer relações mais profundas, mais afetuosas. Ampliar a escuta sobre quem é essa criança e saber identificar quais suas necessidades, além das físicas".

Para a técnica pedagoga do SASF Elisa Maria, Tatiane Rezende, o fortalecimento de vínculos é o mais importante. "A maioria das famílias se encontra vulnerável e essas novas ferramentas podem fortalecê-las", acredita.

Um café da tarde finalizou o evento com a participação de representantes do Instituto Cyrela, da Coordenação de Proteção Social Básica da SMADS e da Secretaria do Governo Municipal. Após o encerramento do curso houve a entrega dos certificados.

 

Assistentes sociais realizam dinâmica em grupo na qual se abraçam em pares formando roda enquanto sorriem