Conviventes do CTA Liberdade celebram formatura no SASECOP

Seis pessoas se formaram em quatro cursos. Um deles já foi encaminhado para novo emprego

 

Quinze homens e uma mulher em pose para foto, sete deles segurando canudos azuis de formatura. Três estão agachados e os demais em pé

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Divulgação

A aproximação com o alcance da independência foi uma sensação que esteve presente no dia 29/03 no Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Liberdade. Seis conviventes se formaram em cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Serviço de Apoio Socioeducativo de Capacitação e Orientação Profissional (SASECOP) em diversas áreas.

O SASECOP mantém parceria com o CTA Liberdade, há pouco mais de um ano, e esta é a terceira turma que se forma nos cursos de Auxiliar de Cozinha, Informática, Panificação e de Cuidador de Idosos. De acordo com a assistente social do CTA, Patrícia da Silva, a formatura é simbólica. “Um passo muito grande para eles alcançarem a independência”, resume.

Os conviventes ficaram muito entusiasmados com a formatura. O certificado do curso possibilita a chance de um recomeço, além do orgulho e satisfação pessoal pela conquista. Todos já se sentem motivados a procurar novos empregos com a habilidade recém-adquirida.

A formatura dos conviventes também serviu de inspiração para todos os demais, já que o formando do curso de Cuidador de Idosos foi direcionado para uma vaga de emprego.

Os cursos ocorrem a cada três meses e o convivente pode escolher qual fazer, portanto, novas turmas ainda serão abertas. A expectativa é que para a próxima turma, um número maior de conviventes participe.

 

Convivente com canudo azul de formatura na mão posa para foto com uma mulher a direita e um casal a esquerda