“Mulheres Ação”: Seas Regional Sé oferece dia de beleza para conviventes

Empoderamento, autoestima e reconquista do lugar de fala foram o foco da primeira ação do SEAS realizada para mulheres em situação de rua

 Vinte e três mulheres e dois homens em pose para foto com cartaz escrito Mulheres Ação na frente em um ambiente teatral com pano vinho ao fundo

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Divulgação

Com o objetivo de resgatar a autoestima de mulheres em situação de rua, o Serviço Especializado de Assistência Social (SEAS) Regional Sé realizou, no dia 29/03, o evento “Mulheres Ação” como uma forma de identificar e conhecer demandas das conviventes, bem como aproximá-las do serviço. Para a realização da atividade foi feito um mês de pesquisas e abordagens e para as 16 mulheres que participaram, em unanimidade, o tema da autoestima e cuidado pessoal ganhou destaque.

A ideia era trazer um espaço de aconchego para as conviventes, por isso todas as cores, iluminação e decoração foram pensadas para transmitir a sensação de conforto com o uso de tonalidades quentes. Além disso, também foram espalhadas mensagens de empoderamento que tinham a finalidade de incentivá-las.

Logo de inicio, para atender aos pedidos das conviventes, foi feito um circuito de beleza no qual elas receberam cortes de cabelo, maquiagem e cuidados com as unhas. Também foram distribuídos kits de higiene e roupas novas. Todas as participantes da ação optaram por mudar as vestimentas. Para o gerente do SEAS, Alexandre Fontana, a retomada da autoestima proporcionada às conviventes é muito importante: “Elas não só se sentem mais confiantes, como também recuperam parte da autoimagem e voltam a se identificar consigo mesmas”, comenta.

Ao longo do evento, a trilha sonora veio a partir de uma playlist de músicas escolhidas pelas próprias atendidas. Isso trouxe a elas uma conexão ainda maior com a ação em si e também entre umas com as outras pelo fato de que as músicas tinham significados importantes para cada uma delas, como memórias da infância, do passado e até mesmo de suas cidades natais.

Uma roda de conversa aconteceu para que as conviventes pudessem expor seus interesses e sonhos, permitindo que suas vozes fossem ouvidas, uma vez que nas ruas isso não acontece. Por fim, uma aula de biodança, que através da música induz o corpo para a expressão artística e corporal, e um abraço coletivo, marcaram o fim da ação.

O “Mulheres Ação” é o primeiro evento do SEAS Regional Sé com foco nas conviventes femininas. O próximo está em planejamento.

 

Cabeleireira com turbante de estampa de oncinha passa spray no cabelo de uma convivente sentada em frente a um espelho de salão de beleza

 

Dez mulheres em roda, com braços na cintura uma da outra, em salão