Caminhada de Enfrentamento à violência contra a mulher ocupa ruas do Itaim Paulista

A união da Assistência Social e da Saúde em prol das mulheres, contra a violência doméstica, reuniu cerca de 200 pessoas

A passeata iniciou no Centro Educacional Unificado (CEU)

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Divulgação

A luta contra o feminícidio e a violência sofrida pelas mulheres tomou voz e espaço no Itaim Paulista no dia 22/03, por meio de uma Passeata organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Itaim Paulista, em parceria com o Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM) Casa Isabel.

Com o intuito de gerar uma conscientização sobre o crescimento do número de casos de violência doméstica e agressões às mulheres, a passeata, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas, teve como título “Diga não à violência contra a mulher”. De acordo com a coordenadora do CDCM, Marine Pacheco, dar visibilidade a essa questão é de grande importância, já que o bairro de Itaim Paulista possui um grande número de casos de violência doméstica.

Faixas e cartazes serviam como ilustrações para os gritos contra a violência, bem como a distribuição de panfletos e mensagens de conscientização e informações sobre serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência que foram distribuídos ao longo da caminhada, iniciada no Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Curuçá e encerrada na Fábrica de Cultura do Itaim Paulista.

Outro tópico debatido foi a quebra de comportamentos machistas e patriarcais, além de incentivar as mulheres a denunciarem agressões. A repercussão no bairro foi positiva, gerando apoio e comentários de pessoas que não participavam do evento. A luta pelos direitos e segurança das mulheres também uniu a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A passeata contou com a participação da representante de Supervisão de Saúde, Tatyane Devay Wingeter Carneiro e da Supervisora de Assistência Social, Maria Aparecida Wilanoski. O trabalho intersecretarial é de extrema relevância, especialmente para tratar da saúde e bem-estar social da mulher. 



A ação contou com pessoas de várias idades