Inscrições para população de baixa renda trabalhar no Agente Suas iniciam-se amanhã, 30/01

Iniciativa voltada a pessoas em vulnerabilidade social tem o objetivo de qualificar para o mercado de trabalho

 

Texto e Foto: SMDE

As Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Assistência e Desenvolvimento Social recebem entre os dias 30 e 31 de janeiro inscrições para 60 vagas do Projeto Agente Suas, da Prefeitura de São Paulo. O Agente Suas, ação que integra o Sistema Único de Assistência Social, tem por objetivo qualificar profissionalmente cidadãos de baixa renda, para que consigam oportunidades no mercado de trabalho formal.

As atividades, que não oferecem vínculo empregatício, serão desenvolvidas de segunda a sexta-feira, com total de 30 horas semanais. Os beneficiários contarão com bolsa auxílio no valor de R$ 1.047,90, por até dois anos, por meio do Programa Operação Trabalho (POT), administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“As pessoas em situação de vulnerabilidade social muitas vezes tem pouca experiência, falta de qualificação e não estão em condições financeiras e psicológicas de procurar um emprego formal. O programa operação trabalho é um passo fundamental para a reinserção desses cidadãos no mercado de trabalho”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

Os selecionados irão atuar com o acolhimento de pessoas em serviços como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e nas Supervisões de Assistência Social (SAS). Outras ações envolvem orientar e informar sobre procedimentos e serviços prestados nos equipamentos públicos, desenvolver ações administrativas, entre outras.

Para participar é necessário se dirigir a uma das 24 unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, das 8 às 17h, com RG, carteira de trabalho e número do PIS. Os critérios de seleção incluem ter acima de 18 anos, estar desempregado há pelo menos quatro meses, não estar recebendo benefício como o seguro-desemprego, ter renda de meio salário mínimo por membro da família, residir na cidade de São Paulo e ser alfabetizado.

“A união de esforços possibilita trazer uma nova perspectiva para as pessoas que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, já que a autonomia é um passo importante na reinserção social. A iniciativa demonstra a seriedade com que as pastas tem atuado na construção de uma sociedade mais humanitária”, destaca o secretário da SMADS, José Castro.


Serviço
Inscrição para o Projeto Agente Suas
Dias: 30 e 31 de janeiro
Horário: 8h às 17h
Local: Todas as unidades dos CATes

Endereços
Centro/Sul
CATe Central - Av. Rio Branco, 252
CATe Interlagos - Av. Interlagos, 6122
CATe Jabaquara - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314
CATe Cidade Ademar - Av. Yervant Kissajikian, 416
CATe Parelheiros - Av. Sadume Inoue, 5252
CATe Santo Amaro - Praça Floriano Peixoto, 54
CATe Campo Limpo - Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59
CATe Vila Prudente - Av. do Oratório, 172
Zona Noroeste
CATe Lapa - Rua Guaicurus, 1000
CATe Butantã - Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201
CATe Pirituba - Av. Dr. Felipe Pinel, 12
CATe Perus - Rua Ylídio Figueiredo, 349
CATe Jaraguá - Estrada de Taipas, 990
CATe Santana - Av. Tucuruvi, 808
CATe Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95
CATe Jaçanã - Rua Luis Stamatis, 300
Zona Leste
CATe São Mateus - Av. Ragueb Chohfi, 1400
CATe Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357
CATe Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
CATe São Miguel Paulista - Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76
CATe Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
CATe Penha - Rua Candapuí, 492
CATe Guaianases - Rua Hipólito de Camargo, 479
CATe Sapopemba - Av. Sapopemba, 9064