SEAS Regional Sé é o serviço social modelo de atendimento para população em situação de rua

O prefeito Bruno Covas esteve hoje, dia 18/1, na unidade para conhecer os trabalhos realizados na região central de São Paulo

 

Na oportunidade, o prefeito Municipal, Bruno Covas, conversou com a equipe técnica do serviço

Texto: Gislaine Zanella
Fotos: SECOM

Por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realiza abordagens e busca ativa, visando identificar a incidência de pessoas ou famílias em situação de rua e que utilizam espaços públicos como meio de moradia e/ou de sobrevivência. Para conhecer o trabalho efetuado, o prefeito Bruno Covas visitou o SEAS Regional Sé. O secretário da SMADS, José Castro, e o secretário-adjunto, Marcelo Del Bosco, participaram do evento.

A Regional Sé, inaugurada em 24 de outubro de 2018, e administrada pelo Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social (INFOREDES), atualmente é o serviço social modelo na capital paulista que busca o fortalecimento de vínculos com a população em situação de rua e encaminhamentos para Centros de Acolhida, Núcleos de Convivência, serviços de saúde, regularização de documentos, entre outros, visando o resgate da autonomia desse público.

Diariamente, em turnos diferentes, equipes de orientadores socioeducativos percorrem os perímetros da região para ofertar acolhimento, orientação e encaminhamentos para os serviços da rede, como pernoite, higiene pessoal, almoço e atendimento de saúde, visando o resgate da autonomia, cidadania e efetivando a proteção social.
Em média, 250 pessoas são atendidas todos os dias pela unidade e diariamente mais de 120 pessoas são encaminhadas para os Centros de Acolhida. São realizados também direcionamentos para Núcleos de Convivência e serviços de saúde.

O SEAS Regional Sé vai além das abordagens e busca ativa, já que o serviço realiza ações sociais com intuito de aproximar os usuários dos equipamentos, para criar vínculos e humanizar a relação. O plano de trabalho contempla metas de reflexão e inclusão dos usuários do Centro de São Paulo e, ancorado nas políticas públicas socioassistenciais, realiza encaminhamentos para Centros de Acolhimento.

“Estas ações sociais visam fortalecer os acolhimentos e permanência deste público nos equipamentos da rede socioassistencial e também fornecer ferramentas para que eles conquistem autonomia e reestabeleçam o convívio social”, destaca o secretário da SMADS, José Castro.

As iniciativas, com duração aproximada de 4 horas, são coordenadas por uma equipe composta por orientadores socioeducativos, técnicos e gerente, e envolve atividades lúdicas, como apresentações musicais, oficinas em geral e atendimento com profissionais especializados de diferentes áreas. Por fim, ocorrem os encaminhamentos para pernoite. Essas atividades normalmente possuem endereços fixos, nas regiões do Glicério, Anhangabaú e Liberdade.

A última iniciativa com este foco ocorreu no dia 15 de dezembro de 2018, no CTA Liberdade. Ao todo, 45 moradores em situação de rua participaram da atividade que debateu os cuidados com a saúde. Os participantes assistiram a uma palestra de higiene pessoal e rodas de conversa, além de receber cuidados como corte de cabelo e barba, atendimento com psicólogos e assistentes sociais.

As ações para o primeiro semestre de 2019 iniciam-se em fevereiro e contam com a seguinte programação: fevereiro (prevenção ao alcoolismo), março (conscientização das doenças transmissíveis e comemoração do Dia da Mulher), maio (comemoração do Dia do Trabalho e combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes) e junho (festa junina).
A equipe do SEAS Regional Sé é composta por 54 orientadores socioeducativos, 3 técnicos, sendo 2 psicólogos e 1 assistente social, e 1 Gerente. O atendimento do serviço é diário e o horário de funcionamento é das 8h às 22h.

Sobre o SEAS


A SMADS possui 31 Serviços Especializados de Abordagem Social (SEAS) para população em situação de rua (adultos, crianças e adolescentes). No ano de 2018, as equipes realizaram 566.162 abordagens com 326.160 encaminhamentos. A população é encaminhada para Centros de Acolhida (CAs), Centros Temporários de Acolhimento (CTAs), Núcleos de Convivência, CAPS, CRATOD, AMA, UBS e Poupatempo.



O SEAS Sé, considerado modelo de serviço, realizou uma breve apresentação das ações realizadas