Centro de Acolhida Olarias: uma conversa que pode mudar vidas

Organização e Desapego, Autoestima e Saída Qualificada são temas abordados

 

Conviventes conversam em roda na sala de aula

Texto: Natália de Sena
Fotos: Divulgação 

O Centro de Acolhida para Adultos II (CA) Olarias realiza, diariamente, atividades que visam garantir a autoconfiança e reconstruir a autoimagem com rodas de conversa que acontecem durante o ano todo.

As propostas são pensadas para reinserir os acolhidos do serviço na sociedade, por isso, são planejados encontros temáticos sobre Organização e Desapego, também Autoestima e Saída Qualificada, contando com a participação de profissionais como psicólogos e assistentes sociais.

Para o acolhido Claudio Grigoletto, 60 anos, cada ação proposta pelo CA pode melhorar a situação social dos participantes. “As atividades são muito importantes porque auxiliam no desenvolvimento da autonomia e assim podemos sair da situação em que nos encontramos”, comenta.

Essa autonomia e a elevação da autoestima estão ligadas a quanto cada convivente passa a valorizar a si próprio, trazendo o sentimento de dar mais valor a sua vida e abraçando aquele espaço que o acolhe provisoriamente.

“As atividades realizadas no Centro de Acolhida com os conviventes visam que os mesmos busquem melhoria de vida através de cuidados com a saúde, tratamento para dependência química, qualificação profissional, fortalecimento dos vínculos familiares, para assim recuperar a autonomia”, enfatiza a assistente social, Ana Flávia Alcântara de Souza. 

Serviço 

O Centro de Acolhida Olarias, gerenciado em parceria com a Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH), atende atualmente 110 homens em situação de rua.

Localizado na Rua das Olarias, 476, no Canindé, o equipamento funciona desde 2012 e o acesso ao serviço se dá por encaminhamentos dos CRAS, CREAS, Centros POP, CPAS e outros serviços socioassistenciais, demais políticas públicas e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, além de demanda espontânea.