SAICA Caminho para o Futuro garante proteção integral à criança e ao adolescente em situação de risco

Texto: Assessoria de Comunicação SMADS

Entre os serviços prestados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) está o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), idealizado com o objetivo de acolher e garantir proteção integral à criança e ao adolescente. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, esteve na unidade Caminho para o Futuro, no dia 07/01, para conhecer o trabalho realizado nestes serviços. 

A visita foi guiada pelo secretário da SMADS, José Castro, que na oportunidade apresentou o espaço e as principais diretrizes do serviço. Participaram também a supervisora de Assistência Social do Itaim Paulista, Maria Aparecida de Oliveira Wilanosky, o presidente do Movimento de Orientação à Criança e ao Adolescente (MOCA), Vagner Damião Alves Machado e a gerente do servico, Erika da Silva Piqui.

O SAICA Caminho para o Futuro, em funcionamento desde 2011 na zona leste da capital, tem capacidade para atender 15 jovens e crianças em situação de risco ou vulnerabilidade social. Entre as atividades desenvolvidas estão rodas de conversa para orientação sobre a rotina diária dos acolhidos, atividades lúdicas e recreativas, oficinas de culinária, reciclagem e artesanato. O atendimento no espaço é personalizado, realizado em pequenos grupos, possibilitando ao usuário o convívio familiar e comunitário, para no futuro, retornar à família de origem, extensiva ou mesmo para família substituta. O serviço é gerenciado, desde 2016, pelo MOCA.

Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 131 SAICAs em diferentes regiões da cidade, que somam 2.490 vagas para crianças e adolescentes de 0 (zero) a 17 (dezessete) anos e 11 (onze) meses, em situação de risco pessoal e/ou de abandono.