SAS São Mateus realiza 1º Seminário da Pessoa com Deficiência

 Em cima de um palco, jovens fazem capoeira no meio de uma roda de pessoas

Fotos: Divulgação
Texto: Guilherme Fernandes

Visibilidade e representatividade foram temas pautados no primeiro seminário da Pessoa com Deficiência na Supervisão de Assistência Social (SAS) São Mateus, realizado no dia 07/11. O seminário teve como objetivo abordar melhorias para o atendimento de pessoas com deficiência intelectual nos serviços sociais públicos.

A proposta surgiu a partir da identificação de uma necessidade de sensibilizar demais serviços em relação ao atendimento de pessoas com deficiências intelectuais e o evento ocorreu a partir das perspectivas dos próprios usuários e seus familiares, que participaram ativamente do seminário sobre o que poderia ser melhorado.

A idealização do evento veio da colaboração de diversos serviços da rede municipal, principalmente do distrito de São Mateus, tais como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da OSC Cantinho da Paz, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Cerca de 350 pessoas participaram do evento, em sua maioria, familiares e pessoas com deficiência. Para Marilda Fonseca, técnica do CREAS São Mateus, o evento foi de extrema importância pela troca de experiências. “É necessário e importante dar visibilidade ao público PCD que usa dos nossos serviços, boa parte do seminário contou com falas dos próprios usuários e seus familiares que relataram as dificuldades enfrentadas e contribuíram com sugestões”, destaca. A voz ativa do público é fundamental para que suas demandas e necessidades sejam atendidas, comenta.

Devido ao sucesso do evento, já está sendo estudada a segunda edição no ano que vem.

Duas pessoas em frente ao palco discursando durante o seminário  

Uma mulher em pé discursa com o microfone enquanto outras pessoas estão sentadas no palco