Centro de Acolhida Casa Florescer realiza evento para celebrar o Mês da Consciência Negra

  Participantes na roda de capoeira

Fotos: Divulgação
Texto: Bianca Bezerra

A Casa Florescer, junto com o Grupo Abaiomy e com a Pastoral Afro de SP, realizou uma celebração ao mês da Consciência Negra com atividades que enalteceram a cultura africana, no último dia 10/11. Roda de samba, capoeira, vivência de dança e missa afro foram proporcionados aos conviventes e visitantes da Casa, localizada no bairro Bom Retiro.

O encontro teve como lema a diversidade em busca da paz e o objetivo de trazer para reflexão a importância da etnia negra e sua cultura na formação do Brasil e de seu povo.


De acordo com o gerente do serviço, Alberto Silva, o evento contou com 170 pessoas, sendo elas integrantes de pastorais afros, empresas que apoiam a causa racial, militantes, ativistas, USP, Matriz Africana, Escola de Samba Unidos de Vila Maria, e conviventes.


“Ao celebrar essa ação com incorporações de elementos das religiões de matrizes africanas, estamos reafirmando a luta contra todas as formas de racismo, discriminação e preconceito”, afirma o gerente.


Para a convivente Anita Silva, 31 anos, a celebração é de extrema importância para que ela conheça sua própria cultura. “Sou mulher trans, negra, cadeirante, e muito orgulhosa de ter conhecido a religião de matriz africana”, comenta Anita.

A Duda Valentina, 37 anos, sentiu que foi um momento singular na sua vida. “Um encontro entre tantas pessoas com um único objetivo: a paz, a fé e o amor ao próximo”, compartilha.