Programa Lavanderia Social em parceria com o R.O.P.A é lançado em São Paulo

A iniciativa prevê arrecadação e higienização de roupas para pessoas em situação de rua durante o ano todo e não apenas no período de inverno

Bruno Covas, Filipe Sabará e outras autoridades caminham pelo parque ao lado do coletor de roupas do programa

Fotos: Juliana Liba
Texto: Mônica Quiquinato

O secretário Filipe Sabará lançou hoje (12), na Praça Cidade de Milão, o “Programa Lavanderia Social” em parceria com o “R.O.P.A. Repasse Outra Para Alguém”, junto com o Prefeito Bruno Covas. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) para engajar diferentes esferas da sociedade na arrecadação e lavagem de roupas para pessoas em situação de rua ao longo de todo o ano, e não apenas no inverno.

Participaram do evento os secretários municipais: Heloísa Proença, de Urbanismo e Licenciamento; Eduardo de Castro, do Verde e Meio Ambiente; Berenice Giannella, de Direitos Humanos e Cidadania; José Roberto, de Segurança Urbana; Alex Peixe, Diretor-Presidente da COHAB; Benê Mascarenhas, Subprefeito da Vila Mariana e os parceiros José Carlos Larocca, Presidente do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav) e Renato Bisoni, CEO do ROPA.
Para operacionalizar o processo, a Prefeitura disponibilizará 200 coletores em diversos locais públicos de São Paulo para a população efetuar doações contínuas de trajes em bom estado de conservação.

Após a coleta, as roupas doadas serão destinadas a lavanderias privadas, parceiras do programa, que cuidarão da higienização dos donativos, sem custos para os cofres públicos, e posteriormente as roupas serão distribuídas pela Prefeitura nos 104 centros de Acolhimento da capital, que representam em torno de 18 mil vagas diárias.

 

Pioneira no Brasil, a ação conjunta entre poder público e privado fortalece a política de proporcionar autonomia para essa população, integrando empresas privadas engajadas com a responsabilidade social que oferecerem empregos através do Trabalho Novo, que já realizou mais de 2,5 mil contratações nessa condição no último ano.

“A maioria da população em situação de rua quer trabalhar, e muitas vezes por não ter peças de roupa limpas, evita ir a entrevistas de emprego”. Além disso, a população se mobiliza no período de inverno para doar roupas, mas esquecem de que as pessoas precisam de doações de roupas o ano todo, explica Filipe Sabará, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social e fomentador da iniciativa.

Em fase de implantação, a próxima etapa ocorre em dezembro com a previsão de instalação de 26 coletores, até chegar aos 200. (confira a lista abaixo).

Lista de pontos de coletas iniciais:
Praça Vinicius de Moraes
Parque do Piqueri
Parque Zilda Natel
Parque Trianon
Parque da Independência
Parque Cidade de Toronto
Parque Alfredo Volpi
Parque Chácara do Jockey
Parque Raposo Tavares
Parque Colina de São Francisco
Parque do Povo
Largo da Batata
Praça Ayrton Senna do Brasil
Praça Cidade de Milão
Praça Pereira Coutinho
Praça Vitor Civita
Praça Panamericana
Parque Aclimação
Parque Buenos Aires
Parque Ibirapuera
Parque do Chuvisco
Parque Mario Covas
Praça Portugal
Praça Oswaldo Cruz
Praça Três Torres
Praça Deputado Dario de Barros

Coletor roxo que tem formato de camiseta para arrecadação de roupas

Prefeito Bruno Covas, Secretária da SMUL, Heloísa e secretário de SMADS, Filipe Sabará sorrindo durante evento

Autoridades e convidados do lançamento do programa posam para foto