Conviventes do CTA Mooca visitam Pinacoteca

 Conviventes do CTA Mooca estão em volta de uma obra de arte na Pinacoteca

Fotos e texto: Guilherme Fernandes

A quarta-feira (07/11), dos conviventes do Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Mooca foi marcada por cultura, ao participarem de uma visita na Pinacoteca de São Paulo, localizada no centro da capital. Com o intuito de oferecer novas experiências, a atividade oportunizou aos conviventes conhecer obras de artistas brasileiros e a história do espaço.

De acordo com Sara Leite, gerente do CTA, a visita foi de grande importância, já que as obras expostas não trazem apenas beleza, como também reflexões, até mesmo pelo processo de transformação que eles estão passando internamente e socialmente. “Além dos benefícios culturais, também há ganhos sociais. Muitos dos conviventes, apesar de transitarem com frequência pelas ruas do centro, nunca tinham entrado na Pinacoteca, principalmente aqueles que eram dependentes químicos. Agora podem ver o parque e o museu com outra perspectiva”, comenta Sara.

Para o CTA Mooca, o envolvimento com arte e cultura não é novidade, entre os conviventes há muitos artistas de diversas especialidades, sejam pintores, músicos, artesãos, desenhistas e vários outros ofícios, que diariamente saem da unidade para vender suas artes como fonte de renda. O convivente Rogério Tadeu Roque, por exemplo, é pintor e levou dois de seus quadros para a visita, como forma de ganhar inspiração para novas telas e também para seu sonho: expor seus trabalhos em um museu.

Rogério é convivente do CTA há cerca de um mês e já pinta quadros há 30 anos. Ele mesmo criou o próprio estilo de pintura, o qual chama de “Extracionismo”, que visa ilustrar o mundo de uma forma real e original e que não apenas o pintor, mas também quem visualizar o quadro possa extrair algo bom. “É uma via de mão dupla”, ele comenta. Inclusive, Rogério encaminhou para o Ministério da Cultura uma síntese de seu estilo, incentivado por professores do colégio onde estuda, com o intuito de formalizar seu movimento.

Feliz com a chance de ter ido à Pinacoteca, ele ainda comenta que “não da nem vontade de sair! Estar lá dentro é como se uma parte de nós estivesse nas obras”. Não só para Rogério, mas a visita proporcionou muitas emoções para o convivente Marcos Antônio de Oliveira, que está há 20 dias no CTA e nunca tinha ido há um museu antes. “Senti-me culto e gostei muito da oportunidade, espero poder ir à outras visitas”, comenta.

Para a visita, os 25 conviventes foram divididos em dois grupos, os quais exploraram partes diferentes do museu para conhecer diferentes aspectos da história e da cultura brasileira. Ao longo do passeio também foram realizados debates sobre as obras e seus autores, além de um jogo interativo comparando fotos de lugares atuais de São Paulo com pinturas que retravam o mesmo cenário em outras épocas.

Sobre os artistas que convivem no CTA, Sara afirma que há planos de fazer uma exposição das obras de todos, com o objetivo de dar mais visibilidade a esses artistas e explorar o potencial cultural deles. O projeto segue em desenvolvimento e talvez conte com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Artista e convivente Rogério com sua tela pintada

Conviventes e a gerente Sara posando todos juntos para uma foto