Cidade Ademar realiza o XVI Encontro de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes

A temática do encontro foi baseada no ECA e contou com 250 funcionários

Funcionários dentro da sala de aula ouvindo palestra

Fotos: Divulgação
Texto: Bianca Bezerra

Cidade Ademar foi palco, no final de outubro, do XVI Encontro de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes da Região de Cidade Ademar e Pedreira, realizado pelo grupo “Um pedido de Atenção” formado por gerentes da rede de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O evento, destinado a todos profissionais da rede socioassistencial das regiões, contou com 250 funcionários da rede de proteção básica.

Por meio do tema “O que todos precisam saber sobre o Estatuto da Criança e o Adolescente (ECA)”, o objetivo do encontro foi fortalecer a rede de trabalhadores no enfrentamento à violência dentro dos lares e contra o público infantil. “A temática foi escolhida a partir da real necessidade de nos aprofundarmos sempre e cada vez mais sobre os fundamentos legais que regem a prática do trabalho com crianças e adolescentes no ECA, além de fazer com que a equipe de trabalho esteja consciente do seu papel”, revela a supervisora de assistência social da Cidade Ademar, Regina Léa.

Foram promovidas oficinas temáticas com dinâmicas com foco na interação dos participantes, que ao final produziram um material que foi apresentado em plenária.

De acordo com a orientadora social, Diomara Aparecida de Lima, 41 anos, o evento foi importante porque forneceu subsídios e material para o aprimoramento da realização das atividades no cotidiano. “Sinto-me mais preparada enquanto profissional para lidar com eventuais casos de violências contra crianças e adolescentes”, acrescenta.

O educador social, Clayton Santos, 34 anos, diz que aprendeu bastante sobre o tema. “Gostei muito do professor Roberto, das falas dele, deu uma visão melhor do mundo em relação à violência para que não venhamos a ser injustos tanto com a família como com as pessoas e até mesmo com relação aos direitos, o ECA traz muitos ensinamentos”, compartilha.

profissionais em oficina temática

profissionais em sala de aula ouvindo palestra