Café com Herói reúne discussões acerca das pessoas que inspiram os conviventes do SAICA Nova Geração

 

Fotos: Divulgação
Texto: Luanna Marin

As definições de herói existem desde a Idade Média, em que o herói era idealizado, possuidor de muitas qualidades, corajoso, bom, destemido e forte. Ao contrário do chamado herói moderno, cujas características se aproximam do homem comum, com suas qualidades e defeitos, carregando sua coragem, mas também seus medos.

E com essa temática dos heróis da vida real, o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes - SAICA Nova Geração - organizou no último sábado, 11/08, o Café com Heróis. A atividade reuniu os conviventes do espaço para debater o tema “quem são as pessoas que te inspiram?”.

As respectivas famílias foram convidadas a se reunir, para juntos, discutirem e refletirem sobre a importância da referência na construção do caráter e educação de um indivíduo. A técnica pedagoga, Patrícia Santiago, acompanha a atividade desde sua implementação, que ocorreu no ano de 2017, e ressalta a importância da temática para desmistificar a ideia de dia dos pais.

“Trabalhamos o conceito de que não existe somente um dia para pais, ou mães, e o que a sociedade espera deles. Acho que todo mundo que está na vida da criança e adolescente, é responsável e se torna referência”, afirma Patrícia.

Para dar início ao evento, um trecho do filme “Desafiando Gigantes” foi apresentado, e logo em seguida todos se organizaram em uma roda de conversa e a voz foi passada para as crianças e adolescentes. Eles revelaram suas referências de inspiração, com respostas das mais diversas, sendo suas inspirações desde dentistas e professores, até seus familiares.

“É importante tanto para a família quanto para as crianças, que exista uma referência que não faça parte do núcleo familiar”, garante Patrícia. A técnica pedagoga também afirma a relevância de promover segurança dos conviventes do espaço e que é essencial para que os mesmos criem vínculos e tragam referências para suas vidas, a fim de capacitá-los para ter mais autonomia e confiança em si mesmo.