PREFEITURA DE SÃO PAULO

Idosos da Morada São João visitam o Museu do Futebol

09/08/2018 16h56

Texto: Andressa Trogiani e Juliana Liba
Fotos: Divulgação

Para saírem da rotina e conhecerem um pouco mais sobre o mundo futebolístico, idosos visitaram, no último dia 27/07, o Museu do Futebol situado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.

Vislumbrados com o acervo histórico que o museu possui, cerca de 14 conviventes do Centro de Acolhida Especial para Idosos – CAEI Morada São João, puderam conhecer um pouco mais sobre a história do futebol nacional e internacional, além de participarem de experiências sensoriais.

Realizar passeios externos, sendo este no museu, tem como objetivo contribuir sócio e culturalmente na vida dessa população. A atividade despertou temas relacionados à vivência e memória afetiva, tornando o passeio interativo e provocando a sensação de reencontro com a história.

Camila Milioto, psicóloga do serviço, conta que a experiência foi enriquecedora tanto para os idosos quanto para a equipe técnica que acompanhou. “Ficamos motivados e alegres por eles, pois relembraram quando foram até o estádio no passado e também pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ir a um museu”.

“Tive acesso a muitas informações e conheci algo novo, foi a primeira vez que eu fui e pretendo ir várias vezes”, disse Bianchi, 65 anos e convivente da Morada São João.

Cleide Santana, gerente do equipamento, ressalta a importância das parcerias para a realização dessas saídas. “Vem de encontro ao que nós acreditamos. O trabalho não é somente individual, buscamos parcerias para que os idosos possam ter acesso à cidade e conhecer espaços que fazem parte de seu patrimônio.”

A Morada São João atende 210 idosos e fazer com que eles saiam da rotina, tendo alcance aos espaços e ambientes culturais, “faz com que esse idoso se sinta parte de um meio social, trabalhando assim todas as questões que envolvem o ser humano”, conclui Cleide.