Oficina de miçangas no ILPI de Pinheiros proporciona a interação dos idosos

 

Texto: Luanna Marin
Fotos: ILPI Pinheiros

A arte como terapia atua explorando problemas e potencialidades dos indivíduos pela comunicação não verbal e confecção de materiais de forma artesanal. Desenvolvem além de habilidades físicas, também as emocionais. Pensando nisso, a Instituição de Longa Permanência para Idosos de Pinheiros – ILPI oferece mensalmente a oficina de miçangas para os idosos do serviço com a finalidade de proporcionar também a interação em grupo.

A ideia surgiu a partir de uma reunião onde uma das conviventes trouxe essa proposta para ser implementada no serviço já que a mesma confeccionava as suas próprias miçangas sozinha. Desde então eles produzem colares e pulseiras, de acordo com seus gostos pessoais.

A psicóloga do serviço, Graziele Silva, acompanha o grupo nas oficinas e ressalta a importância da socialização por ser uma atividade com o intuito de partilhar. “Todos ficam organizados em volta de uma grande mesa para a confecção das peças e no decorrer da tarde levantamos discussões acerca de diversos assuntos, se tornando uma roda de conversa e compartilhamento de vivências”, comenta Graziele sobre a importância desse momento em grupo.

A equipe do local também se preocupa com as necessidades dos idosos, tendo em vista que muitos deles estão com a vista debilitada e dificuldades motoras nas mãos e como solução para que todos possam participar das oficinas, a escolha das miçangas é feita para que sejam maiores e mais fáceis de manusear.

As oficinas são mistas e muitos dos homens presenteiam seus familiares a funcionários do espaço com as peças, além de todos terem participado da confecção das lembrancinhas do casamento da Dona Adélia e Seu José Guilherme, que aconteceu no dia 12 de junho, eternizando o dia dos namorados para ambos.