CTA Raio de Luz tem programação com histórias, jogos interativos e passeios externos

Texto: Lara Machado
Foto: Divulgação

O CTA Raio de Luz, visando o bem estar e a melhora da autoestima dos conviventes, está com uma vasta programação de histórias e jogos interativos. São rodas de conversa, futebol, trabalhos manuais e até passeios externos, um dos preferidos dos acolhidos.

As atividades são planejadas e desenvolvidas em conjunto com os conviventes a fim de incentivar a auto reflexão, a partilha de vivências e ideias, o trabalho em equipe, além de exercitar o hábito de questionar e estimular o pensamento crítico.

A metodologia utilizada envolve o uso de documentários, entrevistas, textos filosóficos, apresentação de vídeos, artesanato e campeonato de dominó.

Para Rita Borges, assistente social e gerente do CTA Raio de Luz, “as atividades permitem promover momentos reflexivos fazendo com que os conviventes questionem a realidade, analisem o cotidiano, ampliando assim, a consciência”.

Rita comentou que os passeios externos, que ocorrem pelo menos uma vez por mês, são muito esperados pelos conviventes. “Já fomos para o Teatro Municipal, Parque do Ibirapuera, Planetário, SESC Itaquera e para o Centro Cultural Banco do Brasil. Os conviventes gostam muito desse tipo de atividade pois eles se sentem socializados e é nosso papel fazê-los se sentir assim. Nós queremos mostrar para a sociedade que essas pessoas fazem parte dela”, concluiu.

CTA Raio de Luz

Localizado na Rua da Mooca, 418, o CTA Raio de Luz funciona 24h e é voltado para o acolhimento masculino. Possui 100 vagas diurnas e 150 noturnas.
O equipamento oferece alimentação (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar), recepção, atendimento, lavanderia, banheiros, nove dormitórios, refeitório, bagageiro, além espaço de convivência e biblioteca.

Rede de Acolhimento

A SMADS conta uma rede de acolhimento com 104 Centros de Acolhida, sendo 17 CTAs e 5 unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) que, juntos, disponibilizam mais de 14 mil vagas de acolhimento. Com a criação dos CTAs e dos Atendes, foram criadas mais de 4,5 mil vagas só nessa gestão, desde inicio de 2017 até o momento.