Oficina de sustentabilidade social oferece capacitação de pais dos conviventes do CCA Valo Velho

Texto: Luanna Marin
Fotos: Divulgação

Com a proposta de oferecer uma atividade voltada para os pais dos conviventes do CCA Valo Velho, aconteceu no dia 09 de abril a primeira oficina de artesanato com famílias, conduzida pela artesã Teresa e realizada no período noturno, a partir das18h, para poder receber os pais após o expediente de trabalho.


De acordo com a coordenadora Cintia Santos, a oficina aconteceu devido a uma demanda que as próprias famílias levantaram em uma reunião socioeducativa. “Deixamos a critério deles a escolha do que gostariam de aprender, assim como a preferência por data e horário”, conta Cintia, levando em consideração que todos os pais optaram por horários noturnos para realmente participarem, o que revela o interesse de todos.


O tema da oficina foi voltado para a sustentabilidade social, o mesmo desenvolvido nesse primeiro semestre com as classes dos adolescentes. “Como as classes já estão habituadas com esse tema, achamos interessante trabalhar também com as famílias”, comenta a coordenadora.


A turma produziu bicicletas decorativas com material reciclável, com retalhos, potes de margarina, palito de sorvete, cola quente e CD/DVD, para a composição do artigo decorativo. Além de ter sido um momento de aprendizado e descontração para as famílias, foi também, uma oportunidade de desenvolver uma renda extra. “Pensamos em trabalhar também a possibilidade de gerar lucro para as famílias, e fomos surpreendidos com a habilidade artesanal que muitos deles possuem”, conta Cintia.


Ao final da oficina, as bicicletas viraram presentes e brindes, como no caso do Senhor Marcelo, que produziu uma bicicleta azul e deu de presente para sua esposa.


Para que os pais pudessem ter material de apoio caso quisessem confeccionar mais artesanatos depois, a coordenação junto com a artesã Teresa desenvolveram apostilas com passo a passo da atividade exercida.