Cidade de São Paulo recebe capacitação para implementação do Programa Criança Feliz

Texto: Lucas Mattar
Fotos: Laura Leal Costa

O Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) recebe até o dia 13 de abril, a capacitação do Programa Criança Feliz, uma estratégia intersetorial de intervenção no contexto familiar e social, com vistas ao atendimento integral das necessidades da família. A abertura da capacitação contou com a presença do Secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Halim Girade, da Secretária Adjunta de SMADS, Gitane Leão, da Coordenadora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Rosane da Silva Berthaud, da Coordenadora Estadual do programa, Ligia Pimenta e da Coordenadora Municipal, Sylmara Andreoni V. Ramires.

A capacitação está sob responsabilidade das consultoras Gilmara Andréa de Oliveira de João Pessoa/PB e Rosângela Maria Sobrinho Sousa de Teresina/PI, dois Estados pioneiros e modelos de funcionamento pleno do programa. O processo de implementação iniciou-se em outubro de 2017 de forma integrada com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) com reuniões de alinhamento e oficinas com profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Serviços de Assistência Social à Família (SASF). “O cérebro de uma criança de três anos é semelhante e quase do mesmo tamanho do cérebro de um adulto, por isso é importante que estas crianças sejam orientados da melhor maneira possível, por isso a importância da implementação do Criança Feliz”, afirmou Halim Girade, Secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano.

Dando continuidade a esse processo de capacitação sob as diretrizes do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e coordenado pela SEDS e SMADS, está sendo realizado em São Paulo, capacitação de suas equipes, as quais serão multiplicadoras para todos os profissionais que estarão envolvidos na execução do PCF. De acordo com a secretária adjunta Gitane Leão, a SMADS atualmente já atende famílias, mas agora terá foco também nas crianças e pode ser o maior retorno do trabalho desenvolvido pela secretaria.

Os pilares do programa são a realização de visitas domiciliares e a integração das políticas públicas de saúde, educação, assistência social, cultura e promoção e defesa dos direitos da criança no âmbito do Município. Em 14 de agosto de 2017, por meio da Resolução COMAS-SP n° 1232 foi aprovado o Termo de Aceite ao Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social para o município de São Paulo. “Precisamos de um olhar especial para as crianças da cidade de São Paulo, pois o desenvolvimento dessas crianças refletirá para a melhoria de sua vida adulta”, afirmou a coordenadora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social da cidade de São Paulo, Rosane Berthaud.

A meta de atendimento para a cidade de São Paulo é de 5.400 indivíduos atendidos por meio de SASF’s priorizando-se os territórios e populações em situação de maior vulnerabilidade social, fortalecendo a rede de proteção social no respectivo território e promovendo a redução das desigualdades socioespaciais, no que tange ao desenvolvimento integral da primeira infância. Da mesma forma estarão envolvidos na execução do programa, os profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e Supervisões de Assistência Social – SAS.