PREFEITURA DE SÃO PAULO

Evento “Movimentando a Quebrada” do CJ Vargem Grande anima a comunidade

Por meio da arte, o objetivo foi divulgar o projeto do Centro de Juventude

08/03/2018 14h06

Fotos: Divulgação
Texto: Letícia Weinz

A comunidade de Vargem Grande, em Parelheiros, teve um dia inesquecível neste último sábado (3). Regada a muita música, oficinas e poesia, o Centro de Juventude Vargem Grande promoveu o evento “Movimentando a Quebrada”, a fim de divulgar um pouco mais do trabalho deles.

Com duração de três horas, a festa contou com palco, microfone e muita animação. Os jovens tiveram a oportunidade de cantar, tocar violão e recitar poesia, mostrando seus dons. Além disso, teve oficina de capoeira, teatro (que são cursos já integrados no CJ Vargem Grande), slackline e beat.

Para Rejane, gerente do serviço, a ideia do evento foi para dar visibilidade ao projeto. “As pessoas falam pouco daqui. Temos várias atividades e percebíamos que a população não consegue chegar até nós, então queremos mostrar realmente qual é a finalidade do nosso projeto”, afirmou.

Rejane ainda contou que teve um momento muito marcante, em que duas cantoras comentaram o quanto é importante os jovens falarem e colocarem pra fora suas dificuldades nesses espaços. “Os jovens ficaram muito atentos. Eles precisam se apropriar do espaço, refletir sobre as atividades, ir a campo, ter ações, serem atores”, disse a gerente.

O movimento artístico fez tanto sucesso, que até quem passava parava para olhar. Os jovens mais retraídos, que acabam não se expressando muito no Centro de Juventude, também resolveram participar do evento, cantando e recitando poesia. O convivente Alexander decidiu soltar a voz ao cantar funk e achou uma experiência muito bacana. “Foi muito importante para nós, espero que tenha mais vezes”, comentou.

O evento já teve resultados positivos. O CJ Vargem Grande afirmou que já conseguiram fazer mais matrículas de jovens. “O pessoal falou que nunca viu isso em um bairro e já veio bastante gente até aqui saber o que fazemos. Fez diferença para nós, pois passaram a olhar o nosso trabalho de outra maneira”, finalizou Rejane.