Prefeitura inaugura mais três Centros Temporários de Acolhimento para população em situação de rua

Apenas em 2017, já foram criadas mais de 3 mil vagas de acolhimento com a implementação de CTAs

Fotos: Wagner Origenes/SMADS
Texto: Juliana Liba *
*Com base em informações de textos divulgados pela SECOM

A Prefeitura de São Paulo inaugurou durante essa semana três Centros Temporários de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua, nas regiões de São Mateus, Parque Novo Mundo e Santana. Com a implementação desses serviços, a Prefeitura ultrapassa a marca de três mil novas vagas de acolhimento criadas em Centros Temporários apenas em 2017. A iniciativa faz parte das ações da atual gestão para a requalificação e ampliação dos serviços que ofertam acolhimento à população em situação de rua, melhorando a qualidade de vida e proporcionando uma rotina de atividades com a oferta de oportunidades de estudo e emprego.


Os espaços funcionarão 24h ofertando acolhimento, alimentação (café da manhã, almoço e jantar), participação em capacitações e encaminhamentos para outras políticas públicas como o programa Trabalho Novo, que visa a inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho. Neles, os moradores em situação de rua serão atendidos por uma equipe multiprofissional especializados em diversas áreas como psicologia, serviço social e agentes operacionais, tendo acesso ao banho, atendimento social em grupo ou individualizado e lavagem de roupas.


O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) realizará os primeiros encaminhamentos para os novos equipamentos, mas os moradores em situação de rua interessados nas vagas podem procurar o serviço espontaneamente. Os conviventes também podem ser encaminhados por outros serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Coordenadoria de Atendimento Permanente e Emergência (CAPE), além das demais políticas públicas e órgãos de garantia de direitos.

 

CTA São Mateus


O 13º Centro Temporário de Acolhimento (CTA) foi inaugurado na terça-feira (19/12), na Avenida Sapopemba, em São Mateus, na Zona Leste. O serviço poderá acolher 182 homens para pernoite e também disponibilizará 50 vagas para atividades de convivência durante o dia. Ele será administrado pela Associação Comunitária São Mateus (ASCOM), por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).


O imóvel foi cedido à Prefeitura, em regime de comodato, pela Gozzi Participações. A empresa também doou as obras (revisão elétrica e hidráulica, reparo de pisos e pintura) e as adequações que foram feitas no prédio para receber o novo equipamento. A equipe vai ser composta por 32 funcionários, contando com áreas de recepção, atendimento, bagageiro, sanitários, dormitório, dormitório adaptado para pessoas com deficiência, sala de repouso, depósito, refeitório, cozinha, despensa e lavanderia.


A implementação desse equipamento também contou com doações de outras empresas da iniciativa privada como as Casas Bahia (linha branca), AOC (televisores), Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (móveis e fogão industrial), INAC (computadores), Unilever e Procter & Gamble (kits de higiene), Caixa Econômica Federal (mesas e cadeiras) e a Fibratex (cobertores).

 

CTA Parque Novo Mundo


O 14º Centro Temporário de Acolhimento (CTA) foi inaugurado na quinta-feira (21/12), na Avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, Zona Norte da capital. O serviço poderá receber até 270 homens para acolhimento, além de outras 50 vagas para atividades de convivência durante o dia, em que serão atendidos por uma equipe composta por 36 funcionários.


Esse equipamento será administrado pelo Centro de Recreação e Desenvolvimento da Criança Especial, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). O imóvel com recepção, sala de atendimento, dormitório, banheiros, depósito, refeitório, cozinha, despensa, bagageiro, lavanderia, banheiro e dormitório para pessoas com deficiência foi cedido pela Gozzi Participações, em regime de comodato, à Prefeitura de São Paulo. A empresa também colaborou com a administração municipal contribuindo na reestruturação do galpão (revisão elétrica e hidráulica), e outros reparos que foram feitos antes da implementação do equipamento.

A implementação desse equipamento também contou com doações de outras empresas da iniciativa privada como a Souza Cruz (beliches, camas e colchões), Inac (computadores), Unilever e P&G (kits de higiene), Caixa Econômica Federal (mesas e cadeiras giratórias), Fibratex (cobertores) e a AOC (televisores).


CTA Santana


O 15º Centro Temporário de Acolhimento (CTA) foi inaugurado nesta sexta-feira (22/12), na Avenida Zaki Narchi, Zona Norte da capital. O equipamento poderá acolher 158 homens e também disponibilizará outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência, em serão atendidos por um equipe de 29 funcionários.


O novo equipamento foi implementado em um espaço cedido pela Prefeitura Regional de Santana e recebeu reparos nos pisos, pintura, demolição de uma pequena construção existente, construção do dormitório e dos sanitários para abrigar o CTA. Ele tem 1.200m², divididos entre áreas de recepção, coordenação, salas de informática e de multiuso, lavanderia, banheiros comuns e para pessoas com necessidades especiais, almoxarifado, quartos/alojamentos, espaço de convivência, quadra poliesportiva, canil, salas para veterinário e tosa, depósito, refeitório, cozinha e dispensa.


O centro será mantido pelo Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social (INFOREDES), por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS. O serviço também irá promover encontros de formação em higiene, manipulação de alimentos e curso de pedreiro e os primeiros conviventes encaminhados para o serviço serão os moradores em situação de rua dos distritos de Santana, Tucuruvi e Mandaqui. A implementação desse equipamento contou com doações de empresas da iniciativa privada como a ABRAINC (reparos no imóvel), Inac (computadores), Unilever e P&G (kits de higiene), Caixa Econômica Federal (mesas e cadeiras giratórias), Fibratex (cobertores) e a AOC (televisores).

 

Rede de acolhimento


Atualmente, a rede de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) conta com 85 centros de acolhida e 15 CTAs que, juntos, disponibilizam cerca de 13 mil vagas de acolhimento. Em 2017, também foram implementadas quatro unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE), voltadas aos dependentes químicos. Os equipamentos contam com dormitório, espaços de descanso, banheiros, refeitório e sala para atendimento social. São quatro unidades sendo três na região da Luz e uma descentralizada no perímetro da Prefeitura Regional de Santo Amaro.