PREFEITURA DE SÃO PAULO

CEDESP Dom Macário: aprendizado para toda a vida

24/11/2017 14h25




Texto e Foto: Marcos Gabriel

Quem passa pelos portões do Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP) Dom Macário, localizado na região Vila Maria, nem imagina a quantdade de histórias de força, superação e foco existem nas salas dos onze cursos disponibilizados pelo serviço.

Fundado em 1959, o CEDESP Dom Macário tem o objetivo de levar conhecimento aos alunos, de 15 a 59 anos, reforçando a importância da ética e da cidadania, para que eles estejam prontos para o mercado de trabalho.
‘’Os nossos onze cursos tem duração de 5 meses e meio, e são: Inglês Intermediário, Cabeleireiro, Auxiliar Administrativo, Teatro, Panificação, Eletricista, Estamparia, Cozinheiro Industrial, Promotor de Vendas, Programador de Web e Informática Avançada’’, afirma António Ricciardi, gerente do serviço.

Segundo o gerente do serviço todos os cursos são amados pelos alunos, prova disso são as inscrições que se encerram rapidamente. ‘’Quando abrem as inscrições os cursos são esgotados de uma hora para a outra, e isso nos orgulha demais’’, disse António.

As regras dentro do CEDESP São Macário são claras: sem o uso de celular nas salas de aula, sem drogas e sem bebida alcóolica. ‘’Quando nós vemos todo esse pessoal aqui dentro, principalmente os jovens, isso nos deixa mais aliviados pois aqui sabemos que estão protegidos’’, conclui o gerente do serviço.

As atividades no serviço tem dois períodos, tarde e noite. O primeiro acontece das 13h às 17h, e o segundo das 18h30 às 21h50. São servidas quatro refeições no total, para os alunos inscritos: almoço, café da tarde, lanche antes do jantar e jantar.

Curso de estamparia: colorindo tecidos e expandindo talentos
Em uma das onze salas espalhadas pelo CEDESP Dom Macário, diversos alunos exploram seus lados criativos e provam que possuem talento de sobra.

‘’A proposta do curso é apresentar aos alunos as diversas formas de estamparia, tudo feito a mão, sem investimento de teconologia, para que seja feito um trabalho limpo e divertido’’. Essas são as palavras de incentivo de Rosângela Vieira, professora do curso.

Nas aulas, os alunos de Rosângela aprendem diversas técnicas. ‘’Eles aprendem o blockprint, que são estamparias por carimbos, aprendem também a estamparia com chapas de Raio-X, e depois o Tie Dye, processo de tingimento de amarrar e torcer, e, por último, a serigrafia’’, contou a professora.



Segundo a professora do curso, todo o processo é muito bem feito pelos seus alunos, e na hora de ver o resultado a euforia é grande. ‘’Quando eles vêem os resultados e ficam alegres, isso me deixa feliz também. O curso trabalha muito com a autoestima, e sempre digo para eles que nada é difícil e que são eles quem determinam seus desafios’’, finalizou.

Curso de panificação: aprendizado na cozinha

Com o intuito de compartilhar aprendizados e técnicas sobre a panificação, Roni Lacerda, professor do curso, afirma que as aulas exigem muito da atividade e força de vontade de cada um de seus alunos. ‘’O nosso curso é 90% prático e 10% teórico. Na parte teórica eles aprendem um pouco sobre a higiene e segurança na cozinha. Aprendem também um pouco de microbiologia, cidadania e recreações’’, explicou o professor do curso.
A parte prática é dividida por módulos onde aprendem a produzir alimentos de uma padaria tradicional: pão francês, sonho e croassaint. Os alunos aprendem o básico para trabalhar em uma confeitaria até chegar nos processos mais complexos. Além disso, os inscritos aprendem a servir e preparar uma refeição.
‘’Nós já fizemos o dia do rodízio de pizza para 850 pessoas. A ideia dessa atividade foi fazer com que os alunos trabalhassem com a produção e também atendessem os usuários dos nossos serviços. Fazemos esse tipo de comemoração a cada semestre’’, finalizou Roni. Além do dia do rodízio de pizza, tarde do hamburguer e café colonial também animaram o serviço.

Alunas do CEDESP Dom Macário: Diversão e aprendizado andam juntos

No intervalo do curso, todos os alunos se encontram para relaxar, tomar uma água e colocar o papo em dia.
Steffany Felix, 17 anos, atualmente faz o curso de panificação do serviço, e não esconde a animação que as aulas lhe proporcionam. ‘’Eu estou aqui há 3 anos, e esse é o meu quinto curso. Hoje estamos aprendendo a fazer pudim de doce de leite, coco e chocolate. Eu sempre quis entrar e aprender comida porque quando eu e minha irmã faziamos bolo não ficava tão bom’’, disse.
A irmã de Steffany, Tatiane Felix, 24 anos, está matriculada no curso de eletricista. ‘’Eu entrei no curso com o proposito de aprender muito mais sobre a elétrica, porque quando eu mexia em casa eu não sabia o nome de nada. Hoje estamos aprendendo a como colocar ventilador de teto’’, contou com animação.
Milena Ferreira, 17 anos, faz parte do curso de promotor de vendas, e conta que sua maior conquista no curso foi aprender a perder a timidez e falar com os clientes. ‘’Eu aprendi muita coisa, como tratar um cliente, como entender o que cada um deles quer, como falar com pessoas e coisas do tipo’’, contou.

Encontros e Formaturas

Todo final de semestre, a família de cada aluno faz uma visita para apreciar o que eles aprendem durante as aulas.
Além disso, no final do curso, o CEDESP Dom Macário realiza uma formatura com entrega de certificados e diplomas, reconhecendo todo o talento e aprendizado dos alunos.

O CEDESP Dom Macário é a 4ª instituição mais bem avaliada no mercado de trabalho, ficando atrás somente das escolas profissionalizantes como SENAI, ETEC e FATEC.

Outros serviços
Dentro da instituição Fundação Lar de São Bento – Casa Dom Macário, onde é localizado o CEDESP, funciona também o Centro para Juventude (CJ) e Centro de Acolhida para Crianças e Adolescentes (CCA). No total, 57 funcionários atuam nos três serviços.