PREFEITURA DE SÃO PAULO

SMADS propõe reestruturação da rede de acolhimento de crianças e adolescentes

29/10/2015 12h51

Foto: Wagner Origenes

Por Fernando Bassoli Bonadirman

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) apresentou na última segunda-feira (26), durante o Seminário de Crianças e Adolescentes – Desafios e Perspectivas da Cidade de São Paulo, as propostas para reestruturação e implantação de novas modalidades de acolhimento para as crianças e adolescentes da cidade.

A ideia é oferecer um atendimento qualificado aos jovens com a redução da capacidade de atendimento dos SAICAs, que hoje é de 20 crianças e adolescentes por serviço, para 15. Já os grupos de irmãos que foram destituídos da família serão atendidos em Casas Lares.

“As Casas irão trabalhar de uma forma diferente dos SAICAs. No SAICA, esses grupos acabam vendo outras crianças voltando para casa para ver a família e eles não têm isso. Nesse serviço, os jovens poderão se reestruturar buscando a autonomia na vida adulta e ser feliz mesmo sem ter uma família”, disse a secretária Luciana Temer.

Está previsto para o próximo mês a publicação dos editais de chamamento público para implantação das Casas Lares.

“É uma satisfação muito grande para o Ministério participar desse evento que traz a pauta da infância e o acolhimento para discussão interfederativa. É uma responsabilidade de todos nós e nós, gestores da Assistência Social, temos essa dívida com a desinstitucionalização”, finalizou a secretária nacional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ieda Castro.

Você pode acessar a apresentação feita durante o seminário clicando aqui