Centro de Referência e Defesa da Diversidade promove oficinas

Texto: Lucas Pinho e Maria Tereza

Buscando promover apoio e acolhida social a profissionais do sexo, homossexuais, travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, o Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD), promove semanalmente diversas atividades que visam a inclusão social dos usuários. O atendimento acontece de segunda a sábado das 13h às 22h, na Rua Major Sertório, 292 – Vila Buarque.

As atividades são direcionadas aos usuários do serviço e a pessoas interessadas na temática da diversidade sexual, que podem participar das oficinas livres de yoga, cinema e leitura. Além disso, o centro também oferece oficinas de maquilagem, cabeleireiro, libras, teatro, entre outras. Os interessados devem procurar o serviço para a realização da inscrição, pessoalmente ou pelos telefones 3151-5783, 3151-5786 e 3129-7764.

O espaço também fornece apoio psicossocial individual e coletivo aos usuários, oportunizando o acesso às informações sobre direitos e viabilizando o acesso à rede de políticas públicas e inserção em programas de transferência de renda, quando necessário.

História

A relação entre a epidemia da AIDS e a exclusão social precisa ser melhor compreendida e enfrentada. É com esse propósito que o Grupo Pela Vidda/SP está à frente do Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD), desde 2008, uma iniciativa pioneira em parceria com a Prefeitura de São Paulo. O Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD) é um espaço público destinado ao acolhimento e à inclusão social da população LGBT: lésbicas, gays, homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais.

O CRD funciona como porta de entrada da população LGBT que vive, trabalha ou frequenta o centro da cidade, mas também atende usuários das periferias e de toda a região metropolitana.