Sitio das Alamedas ganha praça com coreto e chafariz

Inaugurado há dez anos pela então secretária de Assistência Social e hoje novamente titular da pasta, o projeto é voltado para idosos em situação de autonomia


Num conjunto de vinte casas geminadas, sessenta idosos, antes em situação de rua, vivem hoje com bem estar e em pleno vigor. Alguns saem de lá diariamente para trabalhar. Os que ficam, mantém a casa em ordem e dividem o tempo entre as várias atividades ofertadas, como oficinas artísticas e culturais e jogos como gamão e bocha. A experiência dos usuários do espaço de acolhida Sítio das Alamedas não se limita apenas a um ambiente agradável. Criado há dez anos pela então Secretaria de Assistência Social –e atual titular da pasta, e gerenciado pela Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana, a CROPH, o espaço acolhe hoje 54 homens e seis mulheres que realizam atividades diárias, em sistema de rodízio, como preparação das refeições na cozinha, limpeza da área coletiva e cultivo de uma horta. Cada casa, com capacidade para três moradores, é batizada com nome de uma árvore, e dispõe de dois quartos e área de serviço com tanque.

O convívio social acontece tanto no refeitório como na sala de TV. Mas a novidade está instalada justamente atrás da vila de casas: o espaço foi revitalizado com praça, coreto, jardim e caminho para passeio garantindo momentos prazerosos para os usuários.

O projeto conta com o acompanhamento 24 horas de uma equipe de assistentes sociais e psicólogos que busca a valorização pessoal dos moradores, através de atividades culturais e até de caráter físico. Assim, oficinas são periodicamente desenvolvidas, como a de reciclagem, e a Padaria do Vovô, que oferece aulas práticas ministradas por uma culinarista. Além das situações de entretenimento no Sítio, eles participam anualmente dos Jogos Regionais dos Idosos, o JORI, fazem visitas culturais e freqüentam outros endereços comuns como o Centro de Referência da Cidadania do Idoso, o Creci@, onde participam da programação do espaço como bailes, cursos de artesanato e línguas, aulas de ginástica, etc.

Como a recuperação da autonomia total desses idosos é uma das metas do projeto, a liberdade de trabalhar fora do Sítio também é estimulada. “Tenho uma amiga de quarto, que me incentiva muito”, relata a moradora Maria Aparecida, 62 anos. Cantora, ela se apresenta em estações de Metrô e conseguiu a oportunidade de gravar um DVD: “Me emociona estar na terceira idade e ganhar uma chance dessas”, acrescenta. Outro que irradia felicidade pelo novo emprego é Osni, 62 anos. Ele conseguiu uma vaga de agente operacional no CRECI@, tendo os direitos trabalhistas mantidos: “Consegui registro em carteira o que é bem difícil para alguém da minha idade e ao mesmo tempo volto ao mercado de trabalho”, conta Osni, que assim como os outros moradores do Sítio, mostram os bons resultados de um projeto que permite constatar que a vida se renova.

Sítio das Alamedas: Rua Comendador Nestor Pereira, 75-A. Tel. 11-3227-4515

texto: Elaine Abreu