Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI)

As ILPIs visam acolher e garantir a proteção integral da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social, promovendo, protegendo e assegurando o reconhecimento e o pleno gozo e exercício, em condições de igualdade, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais do idoso. O serviço é um espaço destinado ao acolhimento para pessoas idosas com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade social, com diferentes necessidades e graus de dependência, que não dispõem de condições para permanecer na família, ou para aqueles que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos, maus tratos e outras formas de violência, ou com a perda da capacidade de auto cuidado.

As unidades são inserida na comunidade, com características residenciais e estrutura física adequada, visando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar e a interação social com pessoas da comunidade. As edificações devem ser organizadas de forma a atender aos requisitos previstos na regulamentação pertinente.

Idosos com vínculo de parentesco ou afinidade – casais, irmãos, parentes, amigos – devem ser atendidos preferencialmente na mesma unidade, podendo ser incluídos aqueles com deficiência, de modo a prevenir práticas segregacionistas e o isolamento desse segmento.

Público-alvo
Pessoas idosas com 60 anos ou mais;
Em situação de vulnerabilidade social;
Residente no município de São Paulo;
Prioritariamente pessoas idosas inclusas no CADÚNICO;
Prioritariamente pessoas idosas com Benefício de Prestação Continuada – BPC Idoso;
Pessoas idosas em situação de risco pessoal e social (fragilidade nos vínculos familiares, negligencia, abandono, violência física, psicológica, econômica);
Não ter um familiar e/ou cuidador responsável e/ou uma família estendida e/ou idoso que seja capaz de se manter sozinho;
Pessoa idosa cujo familiar também é pessoa idosa e não reúne condições de ser cuidador.

Forma de acesso
Demanda encaminhada e/ou validada pelos CRAS, CREAS.

Funcionamento
Ininterrupto, 24 horas diárias.

Unidades

Zona Norte

Zona Sul

Zona Leste

Zona Oeste