Assistência Social e CDHU firmam parceria de bolsa educativa para adolescentes em liberdade assistida

Projeto oferece programa de capacitação profissional e benefícios para trinta jovens

A Secretaria de Assistência Social assinou, junto a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, a CDHU, um termo de cooperação contínuo visando a reintegração, o bem-estar e o crescimento profissional de adolescentes que atualmente estão em liberdade assistida.

O programa já está em andamento e atualmente a empresa estatal oferece trinta bolsas educativas, com treinamento profissional de dois anos para adolescentes acompanhados pela secretaria. “A CDHU tem um trabalho realizado com adolescentes em liberdade assistida desde a década de 70. Agora, através desse acordo com a Assistência Social, além de propiciar a reinserção social do adolescente e prepará-lo para sua iniciação ao mercado de trabalho, estaremos juntos cumprindo a nossa parte em relação às inúmeras demandas e questões sociais do município”, declarou Waldir de Souza, do Núcleo de Atendimento Social, Segurança e Medicina do Trabalho, da CDHU.

A seleção dos trinta primeiros adolescentes coube à Coordenadoria de Assistência Social, o CAS, da região Sudeste. Os critérios básicos são idade na faixa etária entre 16 e 17 anos e ter vida letiva no período noturno. Pelo termo, os selecionados possuem conta corrente aberta pela CDHU e recebem o valor de 360 reais, nos três primeiros meses de inserção no projeto, e 408 reais, a partir do quarto mês. Além disso, eles ganham benefícios como vale-refeição, cesta básica, vale-transporte e seguro de vida. Durante o dia, frequentam um programa de capacitação profissional, por 40 horas semanais dentro da empresa, ministrado na gestão administrativa. Uma série de atividades socioculturais será promovida, como visitas a museus e exposições artísticas, além de parques, com o propósito da valorização ecológica e da sustentabilidade.

Texto: Haroldo Pereira Jr.
haroldopereira@prefeitura.sp.gov.br