PREFEITURA DE SÃO PAULO

Coordenação de Pronto Atendimento Social

14/06/2022 12h00

A Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) é uma unidade pública de assistência permanente à população em vulnerabilidade social atingida por situações de emergência e de calamidade pública na cidade, centralizando as informações e tomando as medidas necessárias para atendimento imediato às vítimas. Além disso, é responsável pelas solicitações de atendimento a pessoas em situação de rua e também pela central de vagas de acolhimento para adultos, crianças e adolescentes.

Seu funcionamento é 24 horas, de segunda a segunda, mantendo equipes de plantonistas durante todo o período de atendimento em todas as regiões de São Paulo. Com abrangência municipal, a CPAS possui as seguintes modalidades de serviços prestados:

1. Serviço de Proteção e Atendimento a Situações de Calamidades Públicas e Emergências

Após notificação da Defesa Civil Municipal, a CPAS atua no apoio e proteção à população atingida por situações de emergência e calamidade pública (incêndios, desabamentos, destelhamentos, deslizamentos, alagamentos em períodos de chuvas e frentes frias), com atenções e provisões materiais (colchões, cobertores, kit higiene, cestas básicas) conforme as necessidades detectadas. A unidade assegura a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de todos os setores para a minimização dos danos ocasionados.


2. Serviço de Atendimento da Central Telefônica 156 , SAC e por Aplicativo – APP - 156

Os munícipes, órgãos governamentais e não governamentais também podem ajudar as pessoas em situação de rua solicitando os serviços de abordagem para a Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), que funcionam 24 horas por dia, por meio da central telefônica 156, SAC e pelo APP 156.

A unidade recebe as solicitações , promove o encaminhamento para os SEAS dos territórios no período de 8h até as 20h30 e , posteriormente insere a finalização da solicitação no sistema , para que o solicitante tenha ciência dos encaminhamentos realizados .

Após as 20h30 a CPAS atende diretamente estas solicitações até as 8h , através do Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua (SEAS 3), conveniado com a secretaria e supervisionado diretamente por ela.


3. Central de Vagas para Acolhimento Institucional

A CPAS gerencia as diversas solicitações de vagas para adultos, crianças e adolescentes em situação de rua, direcionando-os à rede socioassistencial e demais políticas públicas, de acordo com fluxos estabelecidos pelas normatizações vigentes.


Contato: smadscpas@prefeitura.sp.gov.br