ATENDE

Atendimento Diário Emergencial

As unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE), fazem parte do Programa Redenção, para atendimento multidisciplinar destinado ao acolhimento de pessoas em situação de rua e em uso de substâncias psicoativas. O serviço potencializa a articulação da rede setorial e intersetorial, sobretudo, a rede de Atenção Psicossocial, uma vez que tal articulação possibilita efetivas alternativas de enfrentamento em relação à dependência química. Atualmente são duas unidades,  instalada na região sul e outra na região oeste.

Os equipamentos oferecem alimentação, higiene pessoal e ressocialização para os beneficiários. A estrutura conta com espaços de descanso, banheiros e refeitório, além de ofertar serviços como cortes de cabelo, oficinas socioeducativas e encaminhamento para regularização dos documentos. As unidades Emergenciais de Atendimento (ATENDE) registraram, desde a inauguração da primeira unidade em junho de 2017 até o dia 17 de dezembro de 2020, 3.052.915 atendimentos entre banhos, refeições, pernoites, oficinas e cortes de cabelo.

As abordagens são feitas de forma individual, baseadas na criação de vínculo com os agentes especializados, com disponibilização de transporte para usuários até uma das unidades do ATENDE. Assim, durante 24 horas, a equipe da SMADS realiza atendimento e abordagem para usuários da região da Cracolândia e encaminhamento para os ATENDEs e outros serviços da rede. Desde o dia 21 de maio de 2017 foram realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) 379.607 abordagens na região da Nova Luz, sendo 335.093 abordagens com encaminhamento socioassistencial e 44.514 abordagens com recusa.

 

 

Atende 04
Vagas: 84 dia e 84 pernoite
Avenida Vereador José Diniz x Avenida Roberto Marinho

Atende 05
Vagas: 108 dia e 108 pernoite
Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina