Programa Municipal Banco de Alimentos

A iniciativa atende centenas de entidades assistenciais, responsáveis pela distribuição gratuita de refeições e alimentos não perecíveis

O Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo tem como objetivo adquirir alimentos da agricultura familiar, arrecadar alimentos provenientes das indústrias alimentícias, redes varejistas e atacadistas que estão fora dos padrões de comercialização, mas sem restrições de caráter sanitário para o consumo. Esses alimentos são doados às entidades assistenciais, previamente cadastradas no programa, contribuindo assim no combate à fome e ao desperdício de alimentos.

A equipe do Banco de Alimentos recepciona, seleciona, separa e analisa a qualidade dos produtos e os entregam às entidades assistenciais. Estas entidades se encarregam de distribuir os alimentos arrecadados à população, seja por meio de refeições prontas ou repasse direto às famílias de baixa renda. Em contrapartida, as entidades atendidas participam de atividades de capacitação e educação alimentar e nutricional. 

Além das doações dos parceiros, o Banco de Alimentos recebe parte da doação arrecadada pelo Programa Municipal de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, responsável pela coleta de frutas, legumes e verduras nas feiras livres e mercados municipais da cidade que estão em boas condições de consumo, mas que seriam descartadas por não possuir valor comercial. A ação conta com a parceria de mercados e sacolões municipais, além das feiras livres espalhadas em toda a cidade.

Saiba como doar

Qualquer pessoa, física ou jurídica, empresa ou órgão público pode se tornar um doador. O Banco de Alimentos está localizado na Rua Sobral Júnior, 264 - Vila Maria / zona norte, disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Para mais informações, ligue no telefone  (11) 2207-8770, ou pelo e-mail: bancodealimentos@prefeitura.sp.gov.br

Cadastro de entidades assistenciais

Entidades interessadas no cadastro para a recepção de insumos do Banco de Alimentos devem entrar em contato pelos telefones: (11) 2207-8770, (11) 97198-7895.  O atendimento presencial é realizado no Banco de Alimentos - Rua Sobral Junior, 264, disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. 

Balanços Mensais 

Os documentos foram publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. Clique abaixo para visualizar e/ou baixar os arquivos em PDF.

2023

2022

2021

2020

Links úteis:

LEI Nº 13.327 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2002 - Dispõe da criação do Programa Municipal Banco de Alimentos

DECRETO Nº 42.177 DE 11 DE JULHO DE 2002 - Dispõe da criação do Banco de Alimentos

PORTARIA – SMDET Nº 8 DE 17 DE JUNHO DE 2020 - Cadastro de entidades assistenciais no Banco de Alimentos

Relação de entidades assistenciais credenciadas 

Siga a SMDET nas redes sociais