Programa Tem Saída

 

O programa Tem Saída, lançado em agosto de 2018, é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP e ONU Mulheres.

O Tem Saída conta com o apoio de empresas privadas, que viabilizam vagas de emprego para as mulheres atendidas pelo programa. Esse conjunto de esforços busca promover a reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho contribuindo para a independência financeira da mulher e o fim do ciclo de violência.

Como funciona?

A vítima em situação de violência doméstica e familiar poderá ser integrada ao programa Tem Saída a partir do atendimento realizado pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário ou Delegacia.

Após passar pelos órgãos mencionados, a mulher é encaminhada aos equipamentos de seleção de emprego da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. As candidatas passam por processo seletivo diferenciado, com apoio da equipe técnica da Secretaria e das áreas de recursos humanos das empresas parceiras. As equipes da Prefeitura e de recursos humanos das empresas receberam treinamento específico para atender as mulheres vítimas de violência.

Contato

Para mais informações, dúvidas e adesão de novas empresas envie um e-mail para temsaida@prefeitura.sp.gov.br ou ligue para o serviço SP156.

Documentos

Acordo de Cooperação 001/2019

Termo de Cooperação 002/2018

Plano de Trabalho

Portaria 

Acesse a Cartilha Basta!, publicação para empresas e para mulheres em situação de violência doméstia e familiar. O mateiral traz informações sobre tipos de violência doméstica, sobre o programa Tem Saída e auxilia as mulheres a identificarem se estão passando por algum tipo de abuso e como buscar auxílio.

Cartilha para empresas

Cartilha para vítimas de violência doméstica e familiar