História..

7 de Novembro de 2005 - 09:42

Parque do Ibirapuera

A mais famosa área de lazer de São Paulo conta com inúmeras atividades dos mais diversos segmentos.


No ano de seu 4º Centenário, a cidade de São Paulo foi presenteada com um grande espaço de lazer, o Parque do Ibirapuera. Com uma área de 1,6 milhões de m², o parque abriga museus, monumentos, pistas de ciclismo e de Cooper, além de quadras de esportes.

No início da colonização, o espaço ocupado pelo parque era uma aldeia indígena. Ibirapuera, em tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, significa árvore apodrecida. Isso porque a área era extremamente alagadiça, com solo de várzea. No início da década de 1920, um funcionário da Prefeitura, chamado Manuel Lopes de Oliveira, iniciou um plantio de árvores ornamentais e exóticas, a fim de acabar com o excesso de umidade do local. O esforço do funcionário hoje é reconhecido com um viveiro que leva seu nome, o Viveiro Manequinho Lopes. O espaço abriga uma diversidade de plantas, estufas de orquídeas, e fica constantemente aberto à visitação pública.

A idéia inicial, encabeçada por uma comissão formada por representantes da Prefeitura, da iniciativa privada e do Governo do Estado de São Paulo era inaugurar o Parque do Ibirapuera na data do aniversário de 400 anos da cidade. Apesar dos esforços, o Ibirapuera somente foi inaugurado no dia 21 de agosto de 1954.

O projeto da obra visava dar à cidade um espaço que unisse modernidade urbana e um plano paisagístico avançado. Oscar Niemeyer foi responsável pelo projeto arquitetônico, e Roberto Burle Marx pela constituição paisagística.

Hoje, o Ibirapuera é considerado pelos paulistanos como um ponto de atrações artísticas e culturais, tais como a Bienal de Artes, a Feira das Nações, a São Paulo Fashion Week, além de outras importantes exposições de arte.


O que fazer no parque

O parque conta com inúmeras opções de atividades: os mais diversos esportes como caminhada, pistas para corrida, espaços para andar de bicicleta, além de quadras esportivas para jogar volei, basquete e futebol.

Para quem prefere uma atividade mais tranqüila, pode optar por descansar nas sombras das árvores, apreciando as 120 espécies de aves que dividem o espaço ou, até mesmo assistir um show no Auditório Ibirapuera, teatro inaugurado há pouco tempo no parque, local para artistas que têm talento e ainda não são reconhecidos.

Morando em São Paulo ou estando aqui somente para passeio, não deixe de conhecer esse local que acabou se tornando um dos redutos favoritos dos paulistanos.


Visitar


Pavilhão Cicillo Matarazzo Sobrinho

O Pavilhão Cicillo Matarazzo Sobrinho, além de abrigar diversas Feiras e Exposições, realiza a cada dois anos um dos eventos mais importantes das artes plásticas no mundo; a Bienal de Arte de São Paulo, uma exposição que já é, em si, uma obra de arte, e que torna o Parque do Ibirapuera, a cada dois anos, uma disputada atração internacional.

Serviço

Pavilhão Cicillo Matarazzo Sobrinho
Endereço:
Parque do Ibirapuera, portão 3.
Telefone: (011) 5574-5922


Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)

O Museu de Arte Moderna de São Paulo está sediado em uma área privilegiada do Parque do Ibirapuera, integrando a estrutura paisagística e arquitetônica projetada por Oscar Niemeyer, entre 1953 e 1954, na região central da cidade.

O edifício tem duas galerias de exposição, reserva técnica (onde fica acondicionado o acervo do museu), auditório, ateliê, loja e restaurante.

O MAM é o maior museu de arte contemporânea da América Latina, com um núcleo do acervo exposto permanente ao lado de mostras nacionais e internacionais.

Serviço

MAM
Endereço:
Parque do Ibirapuera, portão 3
Telefone: (11) 5549-9688
Horários: terça-feira a domingo e feriados, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 5,50 (estudantes pagam meia entrada com a apresentação da carteirinha)
Entrada gratuita: para sócios, parceiros, crianças menores de 10 anos, idosos acima de 65 anos e domingo o dia inteiro
Estacionamento: gratuito e com acesso para deficientes físicos


Planetário

O Planetário do Ibirapuera foi concebido para os festejos do IV Centenário de São Paulo, em 1954, mas só foi inaugurado em janeiro de 1957. Desde então, até a interdição do prédio em 1999, quando parou de funcionar, atendeu cerca de 4 milhões de visitantes.

Porém, em abril de 2001, em meio ao Decreto Municipal 40.384, a Prefeitura estabeleceu parcerias com empresas e fundações privadas, realizando uma reforma no prédio readequando-o.

O projeto moderno, que irá substituir o anterior, contará com outros projetores periféricos além de um sofisticado sistema de som e imagem que possibilitará a imersão dos expectadores nos mais incríveis cenários cósmicos.

Serviço

Planetário e Escola Municipal de Astrofísica
Endereço:
Avenida Pedro Álvares Cabral, portão 10
Telefones: (11) 5575-5206/ 5575-5425
E-mail: planetario@prefeitura.sp.gov.br


Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil foi inaugurado em outubro de 2004 e tem como objetivo recuperar, preservar, valorizar e divulgar o universo histórico-cultural do negro brasileiro. A Prefeitura de São Paulo, esse ano, como complementação do espaço, inaugurou a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, um dos espaços que integra o museu.

O espaço cultural dos afrodescendentes ocupa o Pavilhão Manoel da Nóbrega, que, assim como outros prédios do mais conhecido parque paulistano, foi desenhado na década de 1950 por Oscar Niemeyer.

Abrigar manifestações artísticas em diversas linguagens como cinema, fotografia, música, dança e teatro e oferecer cursos e palestras são metas da direção do Museu Afro-Brasil, que teve como idealizador o artista plástico Emanoel Araújo, também escolhido curador da instituição.

O espaço reúne acervo de cunho artístico, cultural e etnográfico voltado à expressão das relações Brasil/África.

Serviço

Museu Afro Brasil
Endereço:
Parque Ibirapuera - portão 10 - Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega
Telefone: (11) 5579-8542
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h - fecha às segundas-feiras


Leia mais

Parque do Ibirapuera abriga mais de 120 espécies de aves

Auditório Ibirapuera: show marca a abertura do espaço


+ Confira outras notícias no Portal da Prefeitura de S.Paulo

+ Sobre a notícia

Abaixo você tem informações complementares sobre a notícia ao lado, navegue pelos itens para saber mais.