Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico

O Plano de Desenvolvimento Econômico, iniciativa de planejamento setorial pioneira no município, foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em parceria com a sociedade civil e o setor privado. O documento contempla 5 eixos, 15 diretrizes e 139 ações de curto, médio e longo prazo que visam impulsionar a retomada econômica da Capital, além de promover um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo.

O estudo identificou 10 setores de atividade econômica considerados estratégicos para a administração municipal, que respondem por 78% dos empregos da Capital. São eles: comércio e varejo; economia verde e sustentabilidade; economia criativa; educação e qualificação; infraestrutura e construção; indústria; saúde, esporte e qualidade de vida; serviços financeiros e profissionais; tecnologia e inovação; turismo e gastronomia.

O documento propõe a atuação de todas as secretarias municipais e órgãos públicos, para que em conjunto com o setor privado e a sociedade, contribuam para a execução de uma estratégia integrada de desenvolvimento, identificando vocações regionais, necessidade de obras públicas, desburocratização, desestatização, qualificação da mão de obra, benefícios sociais, geração de renda e cultura.

O PMDE começou a ser elaborado oficialmente em 2019, mas desde 2018 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Ade Sampa vem realizando estudos, levantamentos e audiências públicas para conhecer melhor as necessidades da população e do setor privado, especialmente nas periferias.

Ao todo, durante o processo de elaboração do PMDE foram realizadas 9 oficinas e 28 reuniões setoriais, que mobilizaram cerca de 450 representantes de entidades, empresas e instituições de ensino.

Além das sugestões recebidas do setor privado e da sociedade, a equipe do PMDE, que conta com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, analisou os principais instrumentos de planejamento da Prefeitura de São Paulo, como o Plano Plurianual (PPA), o Plano Diretor Estratégico (PDE), o Programa de Metas (PdM) 2021-2024, a Agenda Municipal 2030 e o Plano de Ação Climática (Planclima). O objetivo dessa integração é ter um maior impulsionamento do poder público nas ações e diretrizes estruturantes para a retomada econômica da cidade no pós-pandemia.

Para acompanhar a execução do PMDE e receber as sugestões debatidas nas Câmaras Temáticas, a Prefeitura criou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE). O CMDE será composto por 30 membros, sendo 10 do poder público, e 10 da sociedade civil.

O documento permaneceu em consulta pública no portal Participe Mais entre 26 de janeiro e 04 de março de 2022, tendo recebido mais de 200 contribuições de alteração e/ou manutenção das ações propostas no Plano.

Acesse aqui o PMDE.